A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, presidida por Frederico Castro, aprovou a celebração de protocolos de colaboração com diversas juntas de freguesia/uniões de freguesia, no âmbito da dinamização dos Centros de Convívio.
São abrangidas as freguesias em que se localizam os vários Centros de Convívio que integram a rede municipal e que são Ferreiros; Galegos; Rendufinho; São João de Rei; Travassos; Vilela; Esperança e Brunhais; Fontarcada e Oliveira; e Verim, Friande e Ajude. Esta proposta foi aprovada por unanimidade, no decorrer da mais recente reunião de Câmara.
Estes apoios são atribuídos ao abrigo do Regulamento Municipal Para Atribuição de Apoios a Juntas de Freguesia ou União de Freguesias do Concelho da Póvoa de Lanhoso - Câmara Amiga das Freguesias. De referir ainda que está prevista a abertura, previsivelmente no decorrer do próximo mês de outubro, de mais um Centro de Convívio, desta feita, na freguesia de Lanhoso.
Esta reunião de Câmara realizou-se nas instalações da Junta de Freguesia de Garfe, na tarde do dia 27 de setembro. Na mesma oportunidade, a Câmara Municipal aprovou, igualmente por unanimidade, a celebração de protocolos no âmbito do programa de generalização do fornecimento das Atividades de Animação e Apoio à Família na educação pré-escolar e de acompanhamento das refeições dos alunos do 1º ciclo para o ano letivo 2022/2023.
Estes protocolos serão, portanto, firmados entre a Câmara Municipal e as seguintes instituições: Em Diálogo — Associação para o Desenvolvimento Social da Póvoa de Lanhoso; Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião; Centro Social da Paróquia de Serzedelo; Centro Social da Paróquia de Garfe; e Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. Formalizados estes compromissos, está também de regresso a dinamização de algumas iniciativas e atividades regulares, prestadas por aquelas IPSS’s, depois de um interregno decorrente da pandemia.
Desta reunião de Câmara, resultou ainda a aprovação, por unanimidade, da proposta para a composição do Conselho Municipal de Educação, a qual será agora remetida à Assembleia Municipal para nomeação do respetivo Conselho, tendo existido ainda um outro Ponto da Ordem do Dia, relacionado com a desafetação do domínio público de um terreno na União das Freguesias de Águas Santas e Moure, que também mereceu aprovação unânime.