Assinalando o Dia Internacional da Família, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove, no próximo dia 22 de maio, as Jornadas da Educação e da Família “Aprendendo, Navegando e Brincando Juntos: Escolas e Famílias Mais Felizes”.
Partindo do desiderato comum entre as Escolas e as Famílias, de promoverem uma melhor Educação para as crianças e jovens, contribuindo para que os contextos em que se desenvolvem sejam mais saudáveis e contribuam para o seu bem-estar e felicidade, este momento vai reunir especialistas, como Carlos Neto e Tito de Morais, que irão partilhar as suas experiências e conhecimentos.
Estas Jornadas decorrem no Centro Interpretativo Maria da Fonte. A sessão de abertura, com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, está marcada para as 14h30. A apresentação das experiências desenvolvidas pelo Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e pelo Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso sobre a restrição do uso de telemóveis no contexto escolar está marcada para as 14h45.
Às 16h00, tem início a Conferência “Escolas e Famílias mais Felizes” por Carlos Neto, Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e investigador com amplo e reconhecido trabalho desenvolvido nacional e internacionalmente, em torno do Brincar e da importância que Brincar no desenvolvimento da criança, e na promoção de “Escolas e Famílias Mais Felizes”.
As Jornadas têm continuidade às 20h00, com a apresentação “Pais Digitais – Pela Parentalidade Digital Positiva” por Tito de Morais, fundador do projeto “Miúdos Seguros na Net”, e Cristiane Miranda, co-fundadores do projeto “Agarrados à Net”, que promove o bem-estar digital. Ambos têm ampla experiência nas questões que se prendem com o uso seguro da internet pelas crianças e jovens.
Estas Jornadas destinam-se a docentes e não docentes, pais e mães, encarregados/as de educação, pessoal técnico que trabalha direta ou indiretamente com crianças e jovens e à comunidade com interesse nestas temáticas.
Estas Jornadas surgem da constatação de que as crianças têm cada vez menos tempo para brincar e para brincar livremente ao ar livre, perto da natureza; e do papel preponderante que as novas tecnologias assumem da vida das crianças e jovens, com benefícios, mas também riscos e potenciais perigos que um uso excessivo ou indevido das mesmas comportam para a sua segurança e saúde mental.
A participação é gratuita, solicitando-se a realização de inscrição até ao dia 21 de maio para educacao@mun-planhoso.pt.