A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove, na próxima sexta-feira, dia 21 de fevereiro, um workshop de Técnicas de Defesa Pessoal, aberto a toda a população interessada.
É desta forma que se pretende assinalar o Dia Europeu da Vítima. Este workshop tem o início marcado para as 10h00, no Pavilhão 25 de Abril, na Vila Povoense. A participação é gratuita.
Trata-se de uma iniciativa dinamizada através do Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades, resposta do Município, que também acompanha vítimas de violência doméstica.
Este workshop será orientado uma professora de Krav Magá e tem o objetivo de dotar as pessoas participantes de técnicas que lhes permitam defender-se, em caso de ameaça ou ataque físico.
Especialistas referem que o Krav Magá ou “combate de contacto” é um sistema de defesa pessoal que, em simultâneo, é um dos melhores para a autoestima das pessoas que o praticam. Sendo um exercício esgotante é uma forma de uma vítima deixar de o ser, defendendo-se, perante qualquer tipo de ameaça.
Outra parte positiva do Krav Magá (técnica que foi desenvolvida em Israel) é que, além de aprender defesa pessoal, a pessoa exercita todos os músculos do corpo, uma vez que são realizados vários exercícios em pé, de joelhos ou no chão. Muitos destes exercícios, todos eles anaeróbios, foram desenvolvidos para ser utilizados em situações de sobrevivência e a sua filosofia enfatiza a neutralização de ameaças, manobras de defesa, ataques simultâneos e agressão.
Inscrições para sigo@mun-planhoso.pt