Para o próximo dia 7 de dezembro está marcada a Sessão de Encerramento das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril, que o Município da Póvoa de Lanhoso tem vindo a comemorar ao longo de todo este ano.
A sessão, marcada para as 16h00, na Praça Eng. Armando Rodrigues, irá decorrer dentro do espaço que também servirá de grande palco para a iniciativa “Natal na Praça”, que já está a acontecer, ou não percorrêssemos já os primeiros dias Dezembro.
Com momentos musicais protagonizados pela Banda de Música de Calvos e pela Banda de Música dos Bombeiros Voluntários, e pela jovem povoense Beatriz Torres, haverá tempo, no decorrer desta cerimónia, para ouvir a declamação de poemas por alunos/as do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhos e da EPAVE e, no final, caberá às crianças do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio a responsabilidade de cantar o Hino Nacional.
Para a sessão de encerramento formal destas comemorações, que o Município da Póvoa de Lanhoso quer ver revestida da maior dignidade, estão convidados todos os elementos da Comissão de Honra, presidida por Amândio Oliveira, bem como todos os elementos que compõem a Comissão Executiva das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
O Programa começou a cumprir-se logo no primeiro domingo de Janeiro com a partilha nas redes sociais do Município de imagens de memórias povoenses. Desde então e até ao final do ano, tem vindo a ser publicada, pelas 12h00 de cada domingo, uma imagem relativa a cada ano, de um evento ou iniciativa marcante do mesmo, assinalando assim o percurso do concelho, em diferentes dimensões, nestes 50 anos da Revolução dos Cravos.
No entanto, outras iniciativas marcaram este cartaz, desenvolvidas em parceria com os Agrupamentos de Escolas Gonçalo Sampaio e da Póvoa de Lanhoso e da EPAVE, que decorreram em vários locais, envolvendo toda a comunidade.
Destacam-se os “testemunhos” que foram recolhidos juntos dos/das mais idosos/as que partilharam para memória futura as suas vivências antes do 25 de Abril. Com esta recolha extensa e rica foram produzidos vários vídeos que estão a ser publicados e partilhados aos sábados nas redes sociais, contribuindo para o melhor conhecimento de todos/as de como era a vida antes do 25 de Abril e logo nos anos seguintes, que foram de grandes mudanças.
Também mesas redondas, assembleias jovens, peças de teatro, espetáculos musicais, apresentações de livros, exposições, ações de âmbito social, iniciativas desportivas, a Inauguração da Recriação do Monumento ao 25 de Abril, do Jardim Mural dos 50 Anos do 25 de Abril na Avenida da República conferiram a este, que foi um programa tão ambicioso quanto extenso, tão inclusivo como abrangente, no qual todas as áreas tiveram o seu momento de expressão, o impacto que todos/as lhe exigiram.