Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Encerraram as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril que decorreram ao longo de todo o ano
publicado a 9 de dezembro de 2024

No passado dia 7 de dezembro decorreu a Sessão de Encerramento das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril, que o Município da Póvoa de Lanhoso comemora desde o início do ano.

Nestas comemorações, às quais o Município da Póvoa de Lanhoso conferiu a maior dignidade, participaram elementos da Comissão de Honra, presidida por Amândio Oliveira e da Comissão Executiva das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, além de muitos outros representantes da sociedade civil e militar, com atuação na Póvoa de Lanhoso.

Amândio Oliveira, Presidente da Comissão Executiva, tomou da palavra para agradecer o prestigiante convite que lhe foi dirigido e que, com muita honra, aceitou, acrescentando que “encontramo-nos hoje aqui para o encerramento oficial das comemorações dos 50 anos da data com maior importância histórica do século passado, para os portugueses”.
“As comemorações atingiram os objetivos delineados … todos, no seu todo, conseguiram transformar um programa que estava apenas no papel, em realizações coroadas de êxito! Para todos eles uma vénia respeitosa de agradecimento, por honrarem desta forma o 25 de Abril, denominador comum que a todos une.”

Frederico Castro, Presidente da Comissão Executiva destas Comemorações e Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso agradeceu o envolvimento e empenho de todas as forças vivas do concelho no extenso programa que se veio a corporizar ao longo de todo o ano sob as mais diversas formas culturais, sociais, desportivas.

Na sua intervenção enumerou todas atividades realizadas que fizeram parte deste programa e que foram mais de 40, em 60 momentos diferentes.
Destacou algumas delas, em especial as que abrangeram os mais jovens, regozijando-se com a certeza de que o objetivo de alcançar a faixa mais jovem dos povoenses foi alcançada.
Voltando-se para Amândio Oliveira reiterou os agradecimentos por este notável povoense ter aceitado o convite para fazer parte da Comissão de Honra, enalteceu o seu percurso e enfatizou que a “Póvoa de Lanhoso de hoje precisa de mais democratas como senhor!”

Na sua alocução fez também uma referência à comunidade emigrante, para a qual foram transmitidas em direto algumas das iniciativas, cujos representantes participaram também nesta sessão. Destaca-se a presença da comitiva da qual faziam parte vários emigrantes, representantes da Associação Franco-Portuguesa Nueves Maisons e o Presidente, Filipe Pinho da Communauté de Communes de Moselle et Madon. “Apesar de estarem longe, não queremos que esqueçam a Póvoa de Lanhoso, queremos sintam a nossa terra sempre, de corpo e alma.”
Frederico Castro terminou com um agradecimento especial a todos/as aquelas/as que em algum momento puderam colaborar e participar nas atividades preparadas e a todos os parceiros, instituições e a todas as pessoas que integraram as Comissões de Honra e Executiva. “Foram contributos importantes, e todos os contributos dos que se envolveram devem ser lembrados e agradecidos!”