Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

ESCLARECIMENTO – MÁSCARAS SOCIAIS
publicado a 28 de abril de 2020

Os tempos que vivemos exigem um enorme cuidado na informação que transmitimos aos cidadãos. Compete a todos, evitar situações de alarme social que confundam ou criem mais ansiedade na população.

A Câmara iniciou a distribuição de 32.000 máscaras sociais no sentido de sensibilizar os Povoenses para o seu uso. Tínhamos em reserva cerca de 12.000 máscaras que correspondem às ofertas que generosamente nos fizeram. Como não eram suficientes, a autarquia comprou cerca de 30.000 novas máscaras certificadas com o número 4069/2020 CITEVE (Nível 3). Existiu um erro involuntário que assumimos com total frontalidade. As 12.000 máscaras em questão foram embaladas nos sacos fornecidos na aquisição das máscaras certificadas.
Estão a ser distribuídas 20.000 máscaras com a embalagem correta e 12.000 com um erro na embalagem (o autocolante).

Mas as 12000 máscaras iniciais são uma fraude? Não. Não são.
São máscaras que à data da sua produção seguiram a mesma ficha técnica do tecido agora certificado. Num estado de emergência com as necessidades que todos tivemos, foram de uso comum, sendo que o que as distingue das restantes é o facto de umas terem o clip nasal e outras não.

Por este erro de embalagem pedimos desculpa aos Povoenses.
Se os Vereadores do Partido Socialista quisessem contribuir como dizem, bastava ter alertado a autarquia e o assunto seria esclarecido e corrigido. Mas não. Primeiro apresentam denúncias e colocam nas redes sociais e depois esperam por um esclarecimento da câmara.

Estamos em tempo de unir esforços e caminhar todos no mesmo sentido.
Os Povoenses saberão avaliar a postura de cada um dos agentes políticos.