O Município da Póvoa de Lanhoso esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa, que teve lugar entre os dias 12 a 16 de Março, nos pavilhões da Fil, no Parque das Nações, em Lisboa, mantendo a estratégia de promoção do concelho como destino turístico.
A Póvoa de Lanhoso apresentou-se neste certame com uma séria aposta na digitalização da promoção e do turismo, reforçando o foco nos recursos que têm vindo a enaltecer o património, a identidade e a tradição povoenses.
O stand povoense era constituído por vários ecran’s led que representavam o Castelo de Lanhoso e, em cada um deles, foram reproduzidos consecutivamente, vídeos alusivos ao território.
Cumulativamente, a Póvoa de Lanhoso aceitou o desafio do Organismo de Certificação A.Certifica para participar numa ação de valorização da Filigrana de Portugal promovida pela Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Deste modo, a Póvoa de Lanhoso teve uma dupla presença, pois, nesta edição da BTL foram duas as oficinas povoenses a participar, alternando a presença no stand povoense e no stand da Porto e Norte, a trabalhar permanentemente ao vivo. Este convite foi extensivo ao Município de Gondomar, com quem foi partilhado o espaço.
A Filigrana de Portugal, inscrita na lista do Património Cultural e Imaterial, prepara-se para prosseguir o intento de alcançar o reconhecimento internacional, tornando-a Património da Humanidade.
Na Bolsa de Turismo de Lisboa, que é “considerada o maior evento de turismo em Portugal e um dos mais relevantes a nível internacional”, a representação do município feita com a promoção dos territórios e dos agentes económicos locais, assegurou o imperativo de apoiar o desenvolvimento do tecido económico local.
Com a realização de encontros e reuniões à margem da feira, a Póvoa de Lanhoso visou estabelecer novas parcerias e consolidar as existentes, determinantes para alcançar o objetivo de mais desenvolvimento turístico.
Da Póvoa de Lanhoso estiveram presentes artesãos da Oficina do Ouro - Aurélio Monteiro, Lda. e da Casa da Filigrana - Inês Barbosa, Lda. A Capla - Villa Beatriz; a Quinta da Igreja – Lanyoso; António Abílio Carvalho – António Vilela Areias; a Casa Ermelinda Freitas; e o Narcisus serão os produtores/vitivinicultores representados. Além destes, também a Likoris e os doces regionais, também conhecidos como Doces de Romaria, também tiveram o merecido destaque no stand.