Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Hora de SER: Município capacita profissionais para implementação do programa
publicado a 2 de janeiro de 2025

 A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu nos dias 16 e 17 de dezembro as sessões finais da ação de capacitação de base Hora de SER: Capacitar para Implementar no Ensino Pré-Escolar.

Estas sessões foram dinamizadas pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) junto de onze técnicos/as da Divisão de Educação do Município, do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, num total de 25 horas de capacitação.

O Programa de Prevenção Hora de SER® – Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos no Pré-Escolar, que somente pode ser implementado por técnicas/os capacitadas/os pela APAV, tem como objetivo atuar de forma precoce na prevenção da violência, dotando crianças, famílias e profissionais de ferramentas, conhecimentos e competências essenciais para promover relações saudáveis e seguras desde a infância.

Esta formação, que teve lugar no Centro Interpretativo Maria da Fonte, certifica as/os profissionais para a aplicação do Programa Hora de SER, destinado a crianças entre os 3 e os 6 anos de idade, prevendo-se para breve o início da sua implementação no contexto escolar.

O programa tem como foco a prevenção da violência interpessoal, baseado em princípios de igualdade, respeito e não-violência, com o objetivo de incentivar a construção de relacionamentos positivos.

Recorde-se que já no início deste ano letivo o Município promoveu a ação de formação intitulada "Identificação de Riscos Precoces em Crianças e Jovens", junto de todos/as os/as colaboradores/as afetos aos dois Agrupamentos de Escolas do concelho.

Esta ação de formação foi direcionada para assistentes operacionais e assistentes técnicos e teve com o objetivo capacitá-los/as com ferramentas que ajudam na identificação dos sinais de riscos precoces em crianças e jovens.

Estas iniciativas demonstram a prioridade que o executivo confere à promoção de um ambiente escolar seguro para crianças e jovens, que lhes proporcione e garanta segurança, saúde, formação, educação, bem-estar e desenvolvimento integral, dentro da escola e não só.