Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

A II Mostra Artística Infanto-Juvenil encheu de espírito natalício a tenda do Natal na Praça
publicado a 11 de dezembro de 2024

A II Mostra Artística Infanto-Juvenil decorreu ontem na tenda do Natal na Praça. Foi uma tarde cheia, com as intervenções dos/das alunos/as dos Agrupamento de Escolas do concelho e da EPAVE.

O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, antecedendo o início desta Mostra deu as boas vindas a todos/as os/as presentes e agradeceu o envolvimento de toda a comunidade escolar no trabalho desenvolvido no Plano Nacional das Artes apresentado nesta Mostra que pelo segundo ano consecutivo se apresenta ao público. “Vamos assistir apenas a uma pequena parte do trabalho que é desenvolvido nos nossos Agrupamentos de Escolas e na EPAVE, ao longo de todo o ano. Quero agradecer o vosso trabalho, dar os parabéns aos meninos e às meninas, mas também aos pais e encarregados/as de educação que fazem a sua parte ajudando a criar as condições, para que seja possível desenvolver estas iniciativas”.

O programa desta tarde de animação começou a cumprir-se com a atuação dos/as alunos/as da turma C do 6.º ano da Escola Básica do Ave e do Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior do Rotary Club.

“À procura de um pinheiro” foi o tema que se seguiu, interpretado pelas crianças de 5 anos, do Jardim de Infância de Serzedelo e das Escolas Básicas do Cávado, António Lopes, da Póvoa de Lanhoso e Elvira Câmara Lopes. Foram 111 crianças em palco, que com uma melodia cativante, deixaram uma mensagem profunda sobre a amizade, a natureza e o verdadeiro espírito natalício.

A Escola Básica António Lopes partilhou uma história de esperança e gratidão com a interpretação da canção “Estrela que nos guia”, acompanhados à guitarra pelo professor de música das Atividades Extra Curriculares, Carlos Gonçalves. A este tema seguiu-se “Melodias e harmonia” com flautas de bisel, momento este em que os/as alunos/as das AEC’s puderam partilhar o resultado das suas aprendizagens.

A Escola Básica do Ave fez-se representar logo de seguida, no âmbito da disciplina de Complemento à Educação Artística da Dança, com duas danças, “Believer” e What do you mean”. As crianças continuaram a surpreender, desta vez com outra forma de expressão, o teatro, com um trecho da peça “O primeiro Natal”, à qual se seguiram “os pequenos ajudantes do Pai Natal”, com um clássico de Natal.

Os direitos da criança foram relembrados e, numa alegre, mas séria, alusão ao Dia Nacional do Pijama, os/as alunos/as lembraram a todos os presentes que “com amor, todos podemos mudar a vida de alguém”.

Os/as estudantes da EPAVE trouxeram uma poesia de Abril, através da voz de Débora Alves que declamou o poema “Na rua 25 de Abril”, da autoria de Leonardo Lopes.

Dando continuidade à celebração da Liberdade, a EPAVE apresentou ainda o tema “A Gaivota”.

Mas o programa contava também com o “Coro Vozes de Ouro” do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio que apresentou temas do Conto Álami, que nos fala de uma pequena folha que corajosamente enfrenta vários desafios até concretizar os seus sonhos.

A encerrar esta tarde de espetáculo, os/as alunos/as mais crescidos da Escola Secundária apresentaram excertos de poemas, acompanhados musicalmente por colegas.

No final, a Vereadora da Educação, Fátima Moreira, deu os parabéns a toda a comunidade escolar por esta Festa, elogiando a participação de todos/as. Foi ainda nesta oportunidade que entregou certificados de participação ao Diretor do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, e aos representantes do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e da EPAVE.