Incubada na LEIRA Startup Póvoa, a empresa de consultoria João Alexandre Pereira unipessoal, Lda., vai promover uma Sessão de Esclarecimento gratuita sobre Benefícios Fiscais e Programas de Financiamento, no próximo dia 1 de abril, às 10h00, nas instalações da LEIRA.
O objetivo é divulgar e esclarecer sobre os benefícios relativos a 2024, mas aos quais as empresas do concelho da Póvoa de Lanhoso ainda podem aceder.
A sessão incidirá sobre o SIFIDE (Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial), programa que permite às empresas reduzir a carga fiscal do IRC, através de uma dedução fiscal com base nas despesas com Investigação & Desenvolvimento (I&D) decorridas durante o ano fiscal.
Como as candidaturas ao SIFIDE deverão ser submetidas até ao final de maio, estamos na “reta final” para as empresas prepararem e submeterem a sua candidatura.
Principais Benefícios:
• Redução significativa do IRC, podendo recuperar até 82,5% dos investimentos em I&D.
• Apoio à inovação, incentivando o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços.
• Melhoria da competitividade, ajudando as empresas a crescer e a diferenciar-se no mercado.
• Acesso alargado, permitindo que as Micro e PME beneficiem deste incentivo.
• Reconhecimento no mercado, constituindo um critério de distinção junto de parceiros, clientes e fornecedores.
Quem pode beneficiar?
Todas as empresas com sede em Portugal, que realizem atividades de I&D como investigação básica, desenvolvimento tecnológico, alteração de processos, testes de protótipos e produtos, investigação aplicada a processos e produtos; etc.
Com o SIFIDE, inovar compensa!
De um modo mais simples, também serão abordados outros programas de financiamento que estão disponíveis:
• Para 2024 - RFAI - Incentivo Fiscal ao Investimento Produtivo, com apoio até 40% das despesas elegíveis, que aqui se centram essencialmente na aquisição de novos ativos, mas que podem englobar, entre outras, custos salariais com novas contratações;
• Para 2025-2028 - Portugal 2030 - Existem vários avisos inerentes ao Portugal 2030 que podem ir de 30% a 100% de apoio a fundo perdido, dependendo do tipo de investimento que a empresa pretende realizar no próximo triénio (I&D; Descarbonização; Qualificação; Inovação Produtiva; etc. ).
Empresas a quem pode interessar esta sessão:
• Tipo de Empresas: Micro e PME’s
• Setores: Vestuário/Têxtil; Ourivesaria/Joalharia; Calçado e Couro; Materiais de Construção (Metal; Madeira); etc.
• Destinatários: cargos de Direção (I&D; Técnico; Financeiro ou Geral).
As empresas que estejam interessadas em participar nesta sessão, deverão enviar um e-mail para leira.startup@mun-planhoso.pt, com nome da empresa, nome do/a representante da empresa e função, email e contacto telefónico.