O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, acompanhado pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira e pelo Presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, abriu a segunda edição do Mercado de Oportunidades, na manhã de hoje.
Pelo Mercado, a decorrer na tenda instalada na Praça Eng.º Armando Rodrigues, no qual estão representadas 17 empresas/entidades, prevê-se que passem grande número de visitantes, excedendo os excelentes registos da edição de 2023.
Frederico Castro, referindo a melhor decisão de avançar com a segunda edição desta iniciativa, com base nesse excelente resultado, sublinhou que, “é muito importante que nós consigamos conjugar as necessidades das empresas e das instituições, com o mercado de trabalho e com as pessoas, que estando ou não desempregadas, estão disponíveis e querem melhorar a sua situação e o seu percurso profissional. Foi também por isso que criámos o Gabinete de Apoio à Empregabilidade, estendendo essa missão ao longo de todo o ano. Isto é determinante”, continuou, “quando temos a Póvoa de Lanhoso constantemente a ser procurada por agentes empresariais que têm expetativa de aqui encontrar soluções para as suas necessidades.”
A Câmara Municipal tem esta responsabilidade de “criar o contexto, de criar as sinergias para que estes agentes se possam encontrar e possam dialogar, e temos como referência que no ano passado, no Mercado de Oportunidades foram entregues mais de 450 curriculum’s, e assim, tal como nós no dia-a-dia semeamos para colher, também no Mercado de Oportunidades precisamos de semear oportunidades e quanto mais semearmos, mais oportunidades teremos para poder colher! E quem é de um território como a Póvoa de Lanhoso, com baixa densidade demográfica, sabe a importância que assume o emprego para a atração e fixação de pessoas, e, consequentemente, para o desenvolvimento económico do concelho”.
A responsável pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, começou a sua intervenção por elogiar “a realização de um evento que tem como objetivo a dinamização de ecossistemas empreendedores e do tecido empresarial, que geram emprego, o que é, sem dúvida, o fator essencial para fixar e atrair jovens e menos jovens, contribuindo para o desenvolvimento dos territórios”.
Destacando os vários apoios disponibilizados pelo Governo para a área do empreendedorismo, referiu o excelente aproveitamento que a Póvoa de Lanhoso tem feito dos mesmos e referiu, entre outros, um novo instrumento de apoio, o Sistema de Incentivos de base territorial, recentemente lançado, e que irá converter fundos europeus em projetos que visam o estímulo e o desenvolvimento da economia portuguesa, especificamente, nos territórios. Reiterou que, “em particular, a Póvoa de Lanhoso tem sabido utilizar os Fundos Europeus para apoiar esta dinâmica empresarial, mas também para outros projetos de desenvolvimento do território. No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência já estão aprovados investimentos na ordem dos sete milhões de euros.”
Durante o dia de hoje e amanhã, o Mercado de Oportunidades será o local privilegiado para que os interlocutores se encontrem, dialoguem e partilhem ideias e experiências. Inseridos num conjunto de painéis, com a participação de oradores e oradoras provenientes do tecido empresarial, associativo e académico bem como de representantes do território, decisores/as e responsáveis pela implementação de respostas e mecanismos públicos de apoio à empregabilidade e ao empreendedorismo, de entre outras áreas. “Empregabilidade e coesão territorial. Jovens no Mercado de trabalho”, “Conhecemos os nossos jovens?”, “Como criar projetos” e “Transição digital e energética das empresas” são os temas a abordar.