O Município da Póvoa de Lanhoso informa que se realizará sem público a prova NorteX4 Challenge, marcada para os dias 24 e 25 de julho, no concelho Povoense. Face à atual situação pandémica que vivemos, serão adotadas diversas medidas.
Assim, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) da Câmara da Póvoa de Lanhoso, em consonância com a organização (NorteX4) e a Direção Geral de Saúde (DGS), informam que esta prova está interdita à presença de público espectador e, como tal, a permanência de qualquer pessoa no interior do recinto do evento, que não faça parte da organização ou dos demais agentes de proteção civil, poderá incorrer, segundo a legislação em vigor, num crime de desobediência.
Para além desta interdição de público, para a realização do referido evento, foi elaborado um Plano de Contingência para a COVID-19 e foi emitido parecer Favorável por parte da DGS para a realização do mesmo.
O Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda à população que tome as necessárias medidas de prevenção e autoproteção, nomeadamente: evitar deslocar-se para os locais técnicos ou de realização da prova para evitar aglomerações; adotar uma condução defensiva, caso se circule na rua ou na estrada e se aperceba da presença de veículos participantes nesta prova, não adotando comportamentos de risco; e evitar dirigir-se ao espaço delimitado pela organização para recolher evidências fotográficas para evitar aglomerações.
O SMPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação pandémica da COVID-19 prevista, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, tomando especial atenção à evolução do número de casos COVID nos últimos dias, disponível junto dos sítios da internet da Direção Geral de Saúde (DGS), junto do Serviço Municipal de Proteção Civil do Município da Póvoa de Lanhoso (SMPC - CMPL) e do Clube NorteX4.