A turma de Criação, inserida no projeto formativo das Oficinas de Teatro, produziu integralmente o espetáculo teatral que vai ser apresentado no próximo sábado, 1 de julho, pelas 21h30, no Campo da Feira.
Foi sobre os formandos/as que compõem este grupo que recaíram todas as responsabilidades criativas e, cada um/uma deles/delas assumiu o papel de encenador/a, cenógrafo/a, dramaturgo/a e intérprete, numa metodologia hands on, ou seja, aprender fazendo, aprender errando, aprender experimentando.
"Perspe(c)tiva" conta com a participação de 14 atores e atrizes que vão proporcionar a todos os/as que quiserem assistir, gratuitamente, um espetáculo de teatro que é um drama original e que “explora temas como a liberdade, padrões impostos e tráfico humano”, como nos conta o formador responsável por esta turma, Bruno Laborinho. Este ator e encenador povoense revelou um pouco mais acerca do espetáculo que “é uma história que decorre num contentor, em que um grupo de pessoas se encontra aprisionado há meses, vítimas de um cruel sequestro. Enquanto enfrentam a terrível realidade da sua situação, veem-se obrigados a construir uma nova família”.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso tem vindo a apoiar a Cultura, nas suas mais diversas formas, com o objetivo de abranger todas as faixas da população, de criar novos públicos e alargando o leque de ofertas culturais, sendo exemplo disso o programa de espetáculos de teatro e as oficinas de teatro, que decorrem ao longo de todo o ano letivo, no Theatro Club.
Esta atividade de formação na área do teatro é gratuita, sendo os formadores Bruno Laborinho e Tiago Guimarães, dois atores povoenses. Os/as alunos/as dividem-se por quatro turmas, de acordo com as idades, designadamente, a turma das “crianças”, de “iniciação”, de “exploração” e de “criação”.