O Plano Operacional Municipal (POM) de 2024 para o concelho da Póvoa e Lanhoso foi apresentado e aprovado, por unanimidade, no passado dia 18 de abril, durante a reunião da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais.
Esta reunião, que contou com a presença dos Vereadores Paulo Gago e Ricardo Alves, responsáveis pelos pelouros do Ambiente e Proteção Civil, respetivamente, decorreu no Salão Nobre.
O POM, que se assume como um instrumento de relevo no planeamento do combate aos fogos rurais, bem como no apoio à atuação da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais é um documento de carácter reservado que visa estabelecer de forma coordenada o envolvimento das entidades e instituições municipais que intervêm nas ações de vigilância, deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.
Deste modo, pretende-se garantir a segurança de pessoas e bens, bem como proteger o património natural existente.
Neste documento constam, ainda, os meios e recursos existentes, os sistemas de vigilância e deteção, os procedimentos de mobilização de meios para cada nível de alerta e a cartografia de apoio à decisão operacional.