No fim-de-semana de 29 e 30 de Abril, a dança tomou a conta da Praça Eng.º Armando Rodrigues. Com um programa variado e destinado a todos os públicos, comemorou-se o Dia Mundial da Dança. Sendo a Inclusão já um carimbo indelével das atividades propostas pelo Município, também houve momentos de dança especiais.
Com esta atividade, a primeira implementada no âmbito do projeto “Póvoa Dança”, a Póvoa de Lanhoso trouxe à Praça as companhias de dança e o Rancho Folclórico de Santa Maria de Verim, em representação dos restantes Ranchos do concelho, entidades parceiras nesta nova iniciativa que o executivo lançou. O “Póvoa Dança” é uma nova marca cultural, a par do teatro, que se pretende implementar, dando palco aos parceiros e aos dançarinos povoenses.
A criação de novos públicos, o incentivo à adoção de hábitos de vida saudáveis, e até mesmo fomentar o surgimento de novos talentos, são alguns dos objetivos do “PóvoaDança”.
No sábado, realizaram-se workshops de Zumba Inclusivo, Kuduro / Ti ri ri, K – Hip Hop, Dance Styling, Folclore, Jazz, Bachata e Coreografia Geral, ministrados por formadores/as da Companhia 77, da Diamonds Dance, pelo Prof. Augusto Henriques e pelos ensaiadores do Rancho Folclórico de Verim.
À noite, a casa cheia do Theatro Club, recebeu a performance “Flutua”, da responsabilidade da Orquestra de Flautas da Universidade de Aveiro. Este foi um espetáculo original que desafiou as limitações naturais e convencionais de uma atuação de orquestra de flautas. Com um repertório escolhido com o intuito de garantir uma grande diversidade de estilos, a plateia foi conquistada de início ao fim da apresentação.
As comemorações continuaram durante a tarde de domingo e continuámos a dançar com os espetáculos apresentados pela Companhia 77, a Diamonds Dance, os Ranchos Folclóricos e a Universidade Sénior. As coregrafias que subiram ao palco animaram a tarde e preenchendo o espaço com movimento, ritmos e cor, para delícia dos inúmeros povoenses que acorreram à Praça.
Com o objetivo de promover o desenvolvimento e programação cultural na área da dança para todos os públicos, independentemente da idade, condição física ou económico-social, o Póvoa Dança quer ser um projeto para toda a comunidade traduzindo-se numa resposta também de âmbito social e inclusivo. As comemorações do Dia Mundial da Dança foram a primeira prova de que esta proposta cultural também tem pernas para dançar!