A Póvoa de Lanhoso celebrou os 731 anos da atribuição da Carta de Foral pelo Rei D. Dinis. O Dia do Concelho (25 de setembro) foi comemorado com um programa que englobou momentos de memória, de reconhecimento e de projeção do futuro.
Reconhecendo os tempos de dificuldades que as famílias vivem, o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, apelou ao trabalho conjunto de Autarquia, instituições, autarcas e eleitos, no sentido de acompanharem as populações e suas necessidades. “Esperamos poder continuar a contar com a cooperação e capacidade de todos para encontrarmos sempre as melhores soluções a bem dos nossos conterrâneos, têm todos um papel estruturante nesta rede de proteção autárquica que cobre o nosso concelho”, assinalou Frederico Castro, na sua intervenção no decorrer da Sessão Solene Evocativa do Dia do Concelho.
Um momento que englobou a distinção de duas personalidades e uma entidade Povoenses, com intervenção relevante em diferentes esferas da vida pública: a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, uma IPSS; a Jaime Pereira, chefe escutista; e, a título póstumo, a Manuel de Sousa, professor e autor de publicações, de entre muitas outras facetas.
“Todos temos, nas várias funções e dimensões: seja social, religiosa, empresarial, associativa, cultural, autárquica ou outras formas públicas de participação, um papel único a desempenhar nesta busca por uma sociedade mais justa e realmente mais solidária, num concelho que é nosso, de todos nós, que devemos proteger e salvaguardar acima de tudo e de todos, continuando sempre a zelar e a defender o bom nome da Póvoa de Lanhoso”, finalizou Frederico Castro.
Na sua intervenção, o Presidente da Autarquia fez ainda o elogio da história passada e contemporânea da Póvoa de Lanhoso, com referências a símbolos tão Povoenses como o Castelo de Lanhoso, a Maria da Fonte e o Hino com o seu nome, o Benemérito António Lopes, a Filigrana. “Somos herdeiros de uma história que nos remete para vários momentos cruciais e para grandes feitos, sem os quais não seríamos o concelho que somos hoje”, afirmou ainda, de entre outras considerações.
A Sessão Solene contou ainda com a intervenção do Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós. A plateia foi constituída por Vereadores/as, deputados da Assembleia da República, deputados/as municipais, Presidentes de Junta, e outros/as convidados/as.
Os momentos mais formais do programa decorreram nos Paços do Concelho, tendo iniciado pelas 9h30, com a cerimónia do Hastear da Bandeira, seguida da Sessão Solene Evocativa do Dia do Concelho e, já no Pátio dos Artistas, com as homenagens aos maestros Povoenses Augusto Costa e Narciso Oliveira, cujos nomes ficaram assim imortalizados.
Com uma antiga tradição de filarmonia, a Póvoa de Lanhoso tem no ativo duas bandas - a Banda Musical de Calvos e a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, que, segundo revelou o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, irão tocar, em Lisboa, no âmbito das comemorações do 1 de Dezembro (Dia da Restauração da Independência), uma em 2023 e outra em 2024.
Requalificação do Campo de Jogos ao Ar Livre proporciona melhores condições.
A Requalificação do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica Gonçalo Sampaio é uma prioridade para a Câmara Municipal, admitiu o Presidente Frederico Castro por ocasião da inauguração da Requalificação do Campo de Jogos ao Ar Livre da Escola Básica Gonçalo Sampaio, que marcou o programa da tarde das comemorações do Dia do Concelho.
“Se dependesse de nós, e de outros Executivos que nos antecederam, já estaria feito”, destacou mesmo o autarca, que falava na presença, de entre outras, do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.
A Requalificação do Pavilhão Gimnodesportivo foi uma necessidade trazida pela Diretora do Agrupamento Gonçalo Sampaio, Luísa Rodrigues Sousa Dias, por ser “um equipamento que não reúne as mínimas condições para a prática de desporto”. Em representação do Governo, Carlos Miguel, assegurou que a intervenção pedida será uma realidade, mais dia menos dia. “Façam projetos para o próximo quadro comunitário de apoio, que já está aí, o 2030”, exortou, de entre outras considerações.
Os discursos tiveram lugar no recém intervencionado Campo de Jogos ao Ar Livre, agora com condições para desportos distintos, de entre os quais o Padel, ao disponibilizar, a toda a comunidade, o primeiro campo para a prática da modalidade do concelho.
O momento contou ainda com a intervenção do Vogal-Executivo da CCDR-N, Humberto Cerqueira, e as presenças do Presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso, António Queirós, de vereadores do Executivo e da Primeira Secretária da CIM do Ave, Marta Coutada, assim como da comunidade escolar. O descerrar de uma placa assinalou a inauguração desta intervenção.
Esta operação, aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional NORTE 2020, tem associado um investimento total de 2.939.000,05€ e conta com um apoio do FEDER de 2.412.775,53€, que corresponde a uma taxa de comparticipação de 82,10% do valor do investimento elegível.
Posteriormente, as comemorações do Dia do Concelho prosseguiram e terminaram onde haviam começado, ou seja, nos Paços do Concelho, com a declamação da Carta de Foral, numa performance que também contou com a participação do grupo As Valquírias.