- O Grupo de Teatro Experimental Maria nasce no Dia Mundial do Teatro, no ano em que se comemoram 120 anos do Theatro Club e no ano que se realizou a XX edição do Concurso Nacional de Teatro.
Na data em que se comemora o Dia Nacional de Teatro, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresenta um novo Grupo de Teatro - o TEM.
Fátima Moreira, Vice-Presidente do executivo povoense com responsabilidades também na Cultura exortou que "o nascimento de um novo grupo de teatro não é apenas um marco cultural importante, mas também um passo significativo em direção a uma comunidade mais unida e artisticamente ativa. Será, certamente, um projeto que dará um forte contributo na afirmação da Póvoa de Lanhoso como terra de teatro. Desejo que o TEM - Teatro Experimental Maria, seja o início de um projeto duradouro que inspire e envolva gerações futuras!"
Este novo Grupo nasce a partir do projeto formativo iniciado em 2023, onde os/as alunos/as de uma das oficinas de teatro do Theatro Club (turma de Criação) eram os/as responsáveis pela criação integral de um espetáculo teatral.
O TEM é uma consequência do desenvolvimento natural e lógico dessa Turma de Criação que, sob a orientação do formador e realizador Bruno Laborinho, onde os/as formandos/as são desafiados/as a pensar e decidir sobre figurinos, cenários, luz, trabalhar na dramaturgia, envolver-se na encenação, etc.. Um dos resultados foi, já em 2023, a estreia da PERSPE(C)TIVA, e em 2024, de CARCER. Segundo Bruno Laborinho foi também da “ vontade deste grupo de alunos/as de fazer mais Teatro, de fazer um tipo de teatro diferente e "fora da caixa", que pudesse trazer outras linguagens para o contexto municipal”, e do desafio lançado pela Vereadora da Cultura, Fátima Moreira, que surgiu a ideia e a possibilidade de transformar a turma num grupo de teatro municipal.
Este embrião nasceu em Outubro 2024, juntamente com o arranque das Oficinas, quando começaram os ensaios do "Grupo Teatro Criação" (nome temporário). Os ensaios, que decorrem duas vezes por semana, mantêm a lógica de trabalho inicial da Turma de Criação, na qual os membros do grupo são elementos interventivos e ativos na elaboração do espetáculo a apresentar, mas reformulando alguns aspetos para que o espaço de trabalho fosse mais um de descoberta, de experimentação e de arrojo e não tanto de "aula", de "turma".
Esta perspetiva demonstra que o TEM pretende algo mais, e quer fazer jus à denominação "experimental" do seu nome, tendo sido durante os ensaios que surgiu o nome "Teatro Experimental Maria, havendo aqui também uma referência ao valor incontornável do papel da heroína povoense para a história, não só local, mas também nacional.
Os objetivos do TEM são introduzir uma nova linguagem de Teatro na realidade do concelho e mostrar que Teatro pode ser feito de muitas formas; trabalhar, especificamente, numa linguagem contemporânea, multidisciplinar, experimental e disruptiva, a partir de temas relevantes e fornecer um espaço de trabalho criativo para novos talentos / novas vozes.
Sempre um tipo de Teatro experimental, multidisciplinar, de alguma forma disruptivo, a partir de temas relevantes. Tem também nos seus compromissos o desafio de apresentar um espetáculo de teatro novo por ano, criado por atores e atrizes povoenses, amadores/as, que integrem o Grupo.
A Cultura da autarquia povoense congratula-se com o surgimento do TEM, pois criam-se assim mais oportunidades para os/as amantes do teatro com mais esta oferta. A Póvoa de Lanhoso tem já um Grupo de Teatro, o Grupo Cénico Povoense, que tem um papel fundamental na programação cultural que é disponibilizada para a população em geral, mas com mais este grupo fica ainda mais enriquecida a Póvoa de Lanhoso, conhecida por ser uma terra de teatro, não fosse há 20 anos o palco do Concurso Nacional de Teatro Ruy de Carvalho.
Também o Theatro Club, a emblemática sala de espetáculos da Póvoa de Lanhoso que comemora este ano os seus 120 anos de existência, é uma referência de excelência no dia em que se celebra a Arte de Talma.