O Município da Póvoa de Lanhoso é, desde 1 de Setembro, membro da Rede Portuguesa de Responsabilidade Social das Organizações (REDE RSO PT).
Desta rede, que é uma estrutura aberta, multi-sectorial e multi-funcional, que agrupa instituições de referência do mundo empresarial e da sociedade civil e que promove a responsabilidade social das organizações, a Póvoa de Lanhoso é dos primeiros Municípios a fazer parte.
Com o trabalho que envolveu a criação do projeto Empresa Solidária, a integração nesta Rede Nacional revestiu-se de toda a pertinência. “Empresa solidária” faz parte do projeto de responsabilidade social que a autarquia apresentou no passado dia 17 de maio e que conseguiu unir cerca de duas dezenas de empresas de construção civil do concelho, tendo como objetivo contribuir para a eliminação da pobreza habitacional e melhorar a qualidade de vida de famílias mais carenciadas.
Este processo iniciou-se com a realização de um diagnóstico levado a efeito pelo NLI (Núcleo Local de Inserção) – cuja responsabilidade foi assumida pelo Município aquando da recente transferência de competências da Ação Social.
Além das empresas que aceitaram o desafio, foram vários os voluntários que se associaram, a título individual, emprestando o seu tempo e esforço para a melhoria das habitações de dois agregados familiares do concelho, um na União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude e outro em Taíde. Em breve outras serão alvo desta ajuda, pois já estão sinalizadas outros agregados.
A REDE RSO PT tem como principal objetivo apoiar iniciativas de promoção social, económica e cultural, envolvendo a comunidade e o trabalho voluntário, com base nos princípios de ética, honestidade e transparência, visando o desenvolvimento de estratégias de coesão local e territorial.