A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso participou, esta manhã, no exercício “A 𝗧𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗧𝗥𝗘𝗠𝗘” organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
A participação decorreu no edifício dos Paços do Concelho envolvendo funcionários municipais e numa escola de primeiro ciclo, junto das crianças, tendo contado com a colaboração dos serviços municipais responsáveis pela Proteção Civil.
Este exercício, marcado para as 11h09, teve a duração de 𝟭 𝗺𝗶𝗻𝘂𝘁𝗼 e pretendeu alertar e sensibilizar sobre como agir 𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀, 𝗱𝘂𝗿𝗮𝗻𝘁𝗲 𝗲 𝗱𝗲𝗽𝗼𝗶𝘀 da ocorrência de um sismo: 𝗕𝗔𝗜𝗫𝗔𝗥, 𝗣𝗥𝗢𝗧𝗘𝗚𝗘𝗥 𝗘 𝗔𝗚𝗨𝗔𝗥𝗗𝗔𝗥.
Após o tempo de duração do sismo e no caso de se encontrar no interior de um edifício deve fazer-se a evacuação. Se já estiver no exterior, não deve entrar, mas sim dirigir-se para um local amplo sem risco de queda de estruturas.
A campanha “A Terra Treme”, que é promovida anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, procura alertar para a probabilidade de acontecer uma catástrofe natural de grande dimensão e que pode ter consequências graves, se não forem adotados os comportamentos adequados.
Sendo Portugal uma das muitas zonas do globo propensas a sismos, é da maior importância que todos estejam preparados e saibam o que fazer, salvando-se a si mesmo e a outros.