O concelho da Póvoa de Lanhoso tem registado perturbações na recolha seletiva de resíduos, alheias à autarquia. Em causa está a insuficiente cobertura dos serviços de recolha e tratamento de resíduos, aliada à greve dos trabalhadores da Braval, empresa responsável pela valorização e tratamento dos resíduos sólidos. Esta situação leva a que a recolha seletiva de resíduos não esteja a ser cumprida de forma normal e regular, tendo levado à acumulação de lixo junto dos ecopontos.
Por forma a minimizar as consequências desta situação e para proceder à rápida remoção de lixo, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso tem estado a substituir a Braval na recolha de parte desses resíduos. A autarquia está igualmente a encetar todos os esforços com vista a minimizar o problema, para que as falhas verificadas na última semana sejam prontamente resolvidas.
O Município da Póvoa de Lanhoso e a administração da Braval têm estado em constante contacto para a resolução do problema, mas ainda não foi possível obter uma resposta de quando se irão resolver estas perturbações. Ainda assim, a Braval admite tentar, a curto prazo, minimizar estes constrangimentos.
Face a esta situação, a autarquia pede desde já a compreensão de todos os habitantes, apelando à colaboração da população para que se evitem os depósitos de resíduos na via pública, até que esta situação seja normalizada.