A Póvoa de Lanhoso está de parabéns ao ser um dos Municípios distinguidos com o Prémio “Viver em Igualdade” | Biénio 2022-2023. Esta distinção traduz o reconhecimento do trabalho que todos os dias responsáveis políticos, técnicos/as e entidades parceiras realizam, no terreno, junto das famílias Povoenses. Acontece no momento em que a Autarquia Povoense se encontra a elaborar o II Plano Municipal para a Igualdade (no âmbito do projeto cofinanciado IGUALIDADES).
A entrega da distinção está marcada para o próximo dia 20 de outubro, em Guimarães. Esta é uma iniciativa promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual.
O objetivo é distinguir e reconhecer Autarquias com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, a nível interno e no âmbito do território, enquanto agentes de desenvolvimento e entidades privilegiadas para a concretização de ações e medidas que permitam a territorialização, identificação e apropriação local dos objetivos da ENIND e dos Planos Nacionais de Ação.
O Júri de seleção da 6.ª edição do Prémio “Viver Em Igualdade”, constituído por Catarina Salles, investigadora, em representação da Universidade da Beira Interior; Tatiana Moura, em representação da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, que se encontra representada no Conselho Consultivo da CIG-Secção das ONG; e Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, decidiu, após análise das candidaturas admitidas, distinguir 25 Municípios, com o Prémio “Viver em Igualdade” | Biénio 2022 – 2023, e oito Municípios e uma Junta de Freguesia com Menções Honrosas.