Cerca de 119 crianças, que frequentam as creches do concelho, foram apoiadas pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso através da medida PóvoaCresce.
Está previsto um investimento de cerca de 48 mil euros em mais esta resposta, direcionada para as famílias Povoenses.
O PóvoaCresce representa o cumprimento de um compromisso assumido com os Povoenses. “Esta e outras medidas comprovam que a Câmara Municipal cumpre o seu papel de estar ao lado dos nossos jovens nesta fase importante das suas vidas. Os jovens casais Povoenses encontram respostas muito positivas no seu concelho, sendo a Câmara Municipal um parceiro que está aqui para os ajudar. Mais importante que as obras é o bem-estar social”, sustenta o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.
O PóvoaCresce é um projeto de incentivo à natalidade, beneficiando os pais e as mães de um apoio para o pagamento dos custos com a creche das suas crianças, com idades entre os 0 e os três anos, inscritas em creches privadas do concelho. Esta necessidade estava identificada, sobretudo pela dificuldade de retaguarda familiar.
Os valores atribuídos vão desde 165 euros por ano (mensalidades até 70 euros), passando pelos 330 euros por ano (mensalidades entre os 71 euros e os 120 euros), até aos 550 euros por ano (mensalidades acima de 121 euros).
Contribuir para o apoio à natalidade no concelho e fomentar a frequência em creches; ajudar os casais (independentemente dos seus rendimentos) a minimizar o esforço com os encargos com a creche; aumentar o bem-estar social dos e das Povoenses e a qualidade de vida, desde os primeiros anos; contribuir para a fixação de casais de jovens e atrair novas pessoas residentes são objetivos.
A regulamentação desta resposta do Município está vertida no Regulamento de Medidas de Apoio Social – Póvoa Solidária.