O Município da Póvoa de Lanhoso deu início ao projeto PovoARTE educa, uma iniciativa integrada no Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), decorrente da candidatura apresentada pelo nosso município ao aviso NORTE2030-2024-5 - Programas Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar (ITI) que tem como objetivo contribuir para a promoção do sucesso escolar e para a redução do abandono escolar.
Com uma abordagem inovadora e multidimensional, o PovoARTE educa aposta na música, no teatro e nas artes performativas e visuais para enriquecer o percurso académico dos/das alunos/as.
São nove as ações/atividades propostas, nomeadamente: “Intervenção Preventiva”, Terapia da Fala, “Laços que Educam”, Laboratórios de Expressão Artística, Arte Screen Teens – Laboratórios de Cinema e Artes Visuais, Residências Artísticas, “Música à Solta”, “Mentoria por Pares” e “Intercâmbio de Inspirações”.
Estas atividades foram pensadas para melhorar as condições de aprendizagem, reduzir as taxas de retenção escolar e promover a conclusão dos ciclos de ensino dentro do tempo esperado. Além disso, o projeto pretende apoiar alunos/as em situação de vulnerabilidade e envolver a comunidade na promoção da educação através da arte, facilitando um ambiente educativo dinâmico e inclusivo.
As atividades do PovoARTE educa, que são implementadas no Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso e EPAVE, têm vindo a envolver um número significativo de alunos/as, desde crianças da educação pré-escolar até alunos/as do ensino secundário.
A atividade "Música à Solta", que começou em finais de Janeiro, está a ser dinamizada junto de 165 crianças com 5 anos, proporcionando-lhes uma primeira abordagem ao mundo musical.
Os "Laboratórios de Expressão Artística" contam com a participação de 66 alunos/as do 2.º e 3.º ciclos e pretende-se que sejam desenvolvidas habilidades essenciais para a vida, procurando que cada um/uma possa encontrar a sua forma de expressão e fortalecer a sua autoestima e autoconfiança.
As "Residências Artísticas" abrangem 68 alunos/as do 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário. Com uma abordagem diferenciadora, pretende-se aliar o currículo escolar às artes de forma a transformar o conhecimento num processo criativo, dinâmico e envolvente.
No ensino secundário, a atividade "Arte Screen Teens" envolve 38 alunos/as, incentivando a criatividade e a expressão individual através do cinema e das artes visuais.
No âmbito da atividade "Laços que Educam" foi dinamizado um primeiro grupo de formação parental para famílias com crianças ente os 0 e os 10 anos, entre outubro e dezembro de 2024. Em fevereiro de 2025 iniciou um segundo grupo destinado a famílias com jovens adolescentes. Estas formações visam reforçar o papel das famílias na educação e desenvolvimento das crianças e jovens.
Além disso, foi realizada uma sessão de sensibilização intitulada "A Saúde Mental e os Problemas Emocionais em Crianças e Jovens: Como Cuidar, Prevenir e Apoiar - O Papel Essencial dos Pais", que contou com 45 participantes. Esta ação reforçou a necessidade de um maior compromisso por parte das famílias, educadores e sociedade na promoção do bem-estar emocional e psicológico das futuras gerações.
O PovoARTE educa reforça o compromisso do Município da Póvoa de Lanhoso com a educação e com a criação de oportunidades para um futuro pessoal, académico e profissional mais sólido para os/as jovens do concelho, potenciando a arte como ferramenta educativa e transformadora.