A Vice-Presidente e Vereadora para a Promoção da Igualdade da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, deslocou-se no passado dia 24 de Outubro a Vila de Rei, Castelo Branco, para receber o Prémio “Viver em Igualdade” atribuído pela CIG, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género ao Município povoense.
Esta responsável, na sua intervenção, destacou “o trabalho que foi efetuado na área da igualdade, de um modo transversal e não apenas focado exclusivamente nas questões de género”.
Reforçou a aposta do trabalho do Município na intervenção primária e multissetorial, o que assume uma importância fundamental para que preconceitos e barreiras sejam abatidas e salientou ainda a necessidade de intervir na inclusão indistinta de pessoas ou minorias com características diferenciadoras.
Não terminou sem referir a Maria da Fonte, um símbolo identitário da Póvoa de Lanhoso, uma mulher e uma figura incontornável nas lutas pela igualdade, que conseguiu espalhar além-fronteiras o seu exemplo de força e coragem.
O prémio insere-se na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual e tem como objetivo premiar o trabalho feito em matéria de igualdade nas diferentes áreas de intervenção da Câmara Municipal, nos dois últimos anos, quer a nível interno, quer no âmbito do território.
Sendo um “agente de desenvolvimento e entidade privilegiada para a concretização de ações e medidas que permitam a territorialização, identificação e apropriação local dos objetivos da ENIND e dos Planos Nacionais de Ação”, a autarquia povoense assume este papel com responsabilidade e com consistência.
“Viver em Igualdade” vem despertar as consciências para a necessidade de continuar a adotar boas práticas para a Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, e de continuar a trabalhar acedendo a mais e melhores recursos que possam instrumentalizar os compromissos assumidos nestas áreas.