Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Primeira sessão do Centro de Convívio de Garfe com casa cheia
publicado a 15 de janeiro de 2025

A Rede de Centros de Convívio da Póvoa de Lanhoso já tem 15 Centros a funcionar, com mais de 420 utentes

A primeira sessão do Centro de Convívio de Garfe, marcada para a tarde de hoje, contou com a presença de mais de trinta seniores daquela freguesia, mas as inscrições reportam para um número superior. O jogo “teia de conhecimento”, destinado a estabelecer primeiros laços de relação entre os/as idosos/as e os/as técnicos/as foi a primeira atividade realizada, após momentos de dança que proporcionaram momentos de animação e alegria.

Este Centro, tal como o que foi criado nas instalações da antiga escola primária de Águas Santas e que vai servir os séniores da União de freguesias de Águas Santas e Moure, foi inaugurado no passado dia 22 de Dezembro.

Para o próximo dia 18 de Janeiro estão agendadas as inaugurações das obras de Requalificação dos Centros de Convívio da União de Freguesias de Freguesias de Verim, Friande e Ajude, localizado em Friande e de São João de Rei. Estes dois centros, ambos localizados nas instalações das antigas escolas primárias, envolvem aproximadamente 40 idosos.

Estes dois espaços foram alvo de melhoria com a pintura das salas, substituição de pavimento, alterações nas instalações sanitárias, além da colocação de ar condicionado, criando-se assim cada vez melhores condições de conforto para usufruto dos nossos/as seniores.

Dança e música, ginástica geriátrica, boccia sénior, atividades de estimulação cognitiva, snoezelen, hidroginástica, manualidades, ações de sensibilização, comemoração de datas festivas, visitas culturais e realização de passeios, são algumas das atividades propostas para dinamizar nos Centros de Convívio.

A Vereadora com o Pelouro dos Seniores, Fátima Moreira, referiu que estes espaços “para além de dinamizadores de atividades focadas na promoção de um envelhecimento saudável e de uma vida com mais qualidade e feliz, constituem também uma rede de proximidade, que, através da respetiva equipa multidisciplinar, está atenta e preparada para auxiliar nas situações que possam ser sinalizadas pelas próprias pessoas utentes”.

O alargamento da Rede, que é uma resposta social municipal, é levada a efeito em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia/Uniões de Freguesia, e tem por objetivos prevenir a solidão e o isolamento; incentivar a participação e potenciar a inclusão social; fomentar as relações interpessoais e intergeracionais; promover um envelhecimento saudável e contribuir para retardar ou evitar a institucionalização.

A criação dos Centros de Convívio é um contributo relevante para a consolidação da boa reputação da Póvoa de Lanhoso como Município, que, juntamente com entidades parceiras, presta uma atenção muito especial às questões sociais.