Sexta-feira, quase 21 horas, na Escola Básica Gonçalo Sampaio. Aproxima-se a hora de mais uma aula de dança. Os/as mais de 30 alunos/as inscritos/as, com idades entre os 23 e os 80 anos, perfilam-se, prontos/as para duas horas de movimento e alegria. O Prof. Augusto Henriques dá as primeiras instruções, aumenta o volume da música e a partir de agora é … dançar.
As Danças de Salão ensinadas são a Valsa, Tango, Chá Chá Chá, Jive, Samba, Paso Doble, Rumba e, nas danças Afro-latinas, Bachata, Salsa, Kizomba, Merengue, Semba são demonstradas, passo a passo.
Esta turma de alunos/as que junta os vários estilos, começou a funcionar em Setembro e vai ter lugar até Junho, com as habituais paragens para férias nos meses de Julho e Agosto, e no Natal e Páscoa.
Ainda sem um “calendário” de espetáculos, datas como o Dia Mundial da Dança serão assinaladas, bem como possíveis atuações nas noites de Verão, ou outras que entretanto surjam.
Póvoa Dança
A iniciativa das Danças de Salão nasceu do projeto Póvoa Dança, que é da responsabilidade da autarquia, e que foi apresentado em Maio passado, tenho a primeira iniciativa sido levada a cabo nas comemorações do Dia Mundial da Dança.
O objetivo é incluir todas as faixas da população, desde aos mais jovens, envolvendo os Agrupamentos de Escolas, aos mais idosos, envolvendo os Centros de Convívio, passando pela comunidade em geral, sendo o leque de ofertas diferenciado e adaptado a cada público. Está-se assim, também a contribuir para a criação de novos públicos, e, simultaneamente, a promover a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Está a ser criado um programa de parceria que dará a crianças e jovens carenciados a possibilidade de ter acesso à formação na área da dança, bem como a oportunidade de levar a dança às IPSS’s que trabalham a deficiência na Póvoa de Lanhoso, como é o caso da ASSIS (Associação de Solidariedade Social, Integração e Saúde do Norte), da Casa de Trabalho de Fontarcada e da AADVDB (Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga).
Dança e Pinta Sorrisos é o nome da iniciativa que, em breve, no âmbito da semana XIII Semana Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, será apresentado, conferindo ao Póvoa Dança o carater inclusivo que também o carateriza.
O “Póvoa Dança” lançou o desafio que visa dar um contributo para a inclusão sociocultural, a educação pela arte, a reabilitação e a promoção da saúde, na perspetiva de poder colaborar para a manutenção de uma comunidade cada vez mais ativa.