O Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR) determina que os planos municipais, intermunicipais e multimunicipais de ação (PAPERSU) sejam elaborados pelas entidades gestoras dos sistemas em articulação com o plano de gestão de resíduos a nível nacional (PERSU 2030) com vista a concretizar as ações a desenvolver no sentido do cumprimento da estratégia nacional para a respetiva área geográfica.
Nesse sentido o Município da Póvoa de Lanhoso e a Braval estão a desenvolver os seus PAPERSU’s, sendo que as estratégias devem ser devidamente alinhadas entre si, por forma a identificar de forma clara o caminho para o cumprimento das metas. As metas são muito exigentes, face ao ponto de partida em que Portugal se encontra hoje. Até 2030 os Municípios da área geográfica da Braval deverão atingir uma taxa de captura face à produção de biorresíduos de 69%, e até 2035 a quantidade de resíduos urbanos depositados em aterro não poderá ultrapassar os 10% da totalidade dos resíduos urbanos. A meta para a Recolha Seletiva de papel, cartão e embalagens é de 85% até 2025.
O PAPERSU da Póvoa de Lanhoso, com um horizonte temporal até 2030, pretende identificar e definir os projetos e iniciativas que serão implementados no concelho e que potenciam a correta separação e valorização dos seus resíduos.
Se tem uma ideia de projeto para melhorar a gestão de resíduos, envie os seus contributos para o enriquecimento deste documento.
O Município da Póvoa de Lanhoso conta com a sua participação, para o efeito, solicitamos o preenchimento do questionário (anónimo) até ao dia 18 de março de 2024.