A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso informa que é alheia à situação ocorrida no passado sábado, 6 de abril, no que se refere ao abastecimento de água a algumas freguesias do concelho.
Assim, na sequência da falha de água registada no passado sábado, dia 6 de abril, à noite, que afetou a vila da Póvoa de Lanhoso, Travassos, Fontarcada e Oliveira e que teve como consequência o fornecimento de água muito turva durante o domingo e, em algumas habitações, ainda na segunda de manhã, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso solicitou esclarecimento às Águas do Norte.
O esclarecimento por parte desta entidade refere a falha no abastecimento de energia como origem primeira desta anomalia verificada no subsistema de abastecimento de Andorinhas na noite e madrugada de sábado para domingo.
Refere ainda que, logo que restituído o fornecimento de energia e reposta a capacidade de captação e elevação, iniciou-se a produção de água tratada e o abastecimento ao sistema adutor.
A Águas do Norte informou ainda a autarquia que resultados analíticos obtidos nas análises efetuadas às amostras colhidas na manhã de segunda-feira, pelas 10h00, nos pontos considerados mais críticos e representativos do subsistema de abastecimento de Andorinhas, confirmam a normalidade em termos qualitativos da água relativamente aos parâmetros medidos.