A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso submeteu 7 candidaturas ao Programa de Intervenções em Habitações - Acessibilidades 360º, tendo as mesmas sido aprovadas.
Este é um programa que visa a melhoria das condições habitacionais de agregados familiares em que um ou mais dos elementos seja portador de alguma limitação funcional decorrente de alguma incapacidade ou deficiência.
Para Fátima Moreira, Vereadora responsável pelos pelouros da Solidariedade Social e da Promoção da Igualdade, “este é um programa muito relevante para a estratégia municipal ao nível da habitação e da inclusão pois permite cumprir dois dos seus objetivos fundamentais. Por um lado, melhorar as condições de habitabilidade e de conforto e, por outro lado, promover a inclusão e a equidade.” O valor do investimento ultrapassa os 50.000 €, sendo o mesmo financiado pela União Europeia, através do Next Generation EU, no contexto do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
“Avançamos agora com a concretização das obras nesta sete habitações, que devem estar concluídas em maio, aguardando pela aprovação de novas candidaturas submetidas numa segunda fase. “
O Programa “Acessibilidades 360.º - Intervenções em Habitações” é uma medida que quer melhorar as acessibilidades para pessoas com deficiência em espaços públicos, edifícios públicos e habitações, em todo o território e é um investimento em conformidade com a Estratégia Europeia sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2035.
Sendo uma forma de promover os diretos das pessoas com deficiência, é também uma forma de evidenciar a interligação destes assuntos com a economia e com toda a sociedade, promovendo todos os componentes que contribuam para a inclusão de todos/as.