O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, assinou, na manhã de ontem, o auto de consignação com a empresa vencedora do concurso para a empreitada da construção do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), a JPA - Joaquim Peixoto Azevedo & Filhos, Lda..
O Vereador dos Pelouros da Defesa Animal e do Ambiente, Paulo Gago, esteve também presente no momento da assinatura desta empreitada, no valor de 608.761,81€, cujo prazo de execução é de 180 dias.
O novo Centro de Recolha vai permitir a criação de um espaço de bem-estar animal, com várias áreas de atuação e uma diversidade de serviços que serão prestados: recolha de animais errantes; tratamento dos animais recolhidos; campanhas de promoção e gestão de adoções; campanhas de controlo da população canina e felina; campanhas de vacinação antirrábica e identificação ele trónica; e ações de sequestro e quarentena de animais potencialmente perigosos, de entre outros.
A realização desta obra, aguardada há mais de 20 anos, garantirá o fim das condições inadequadas em que os animais vivem atualmente. Além disso, permitirá promover a higiene e a saúde pública, bem como a segurança da população, sem nunca comprometer os direitos dos animais.
O executivo procurou ao longo dos últimos anos uma solução, assegurando sempre as melhores condições possíveis, firmando consecutivamente protocolos com o CAPA – Clube de Adoção e Proteção de Animais para menorizar esses efeitos.