A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso concluiu mais uma edição do Programa de Formação Parental “Mais Família, Mais Criança”, direcionado para pais e mães de crianças até aos nove anos de idade.
Dinamizado pelo Gabinete de Apoio à Parentalidade, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso, esta formação parental teve a participação de um grupo limitado de oito pessoas, decorrendo em horário pós-laboral, na Escola Básica do Ave, entre os dias 4 de dezembro de 2020 e 29 de junho de 2021.
Esta iniciativa decorreu num contexto particularmente exigente para as famílias, em geral, e para os pais e as mães, em particular. A formação realizou-se atendendo às recomendações da DGS no contexto da pandemia, tendo sido temporariamente interrompida devido às medidas de confinamento entretanto impostas, para ser retomada em maio de 2021.
Tratou-se de mais uma edição (revista) do Programa de Formação Parental “Mais Família, Mais Criança”, com avaliação muito positiva quer no que respeita às sessões quer no que respeita ao cumprimento dos objetivos definidos pelas pessoas participantes.
De facto, a avaliação final junto do grupo, revela que uma grande maioria referiu ter atingido os objetivos autopropostos, mencionando alterações positivas na sua auto perceção, percecionando se como mais capazes e competentes, evidenciando um maior autoconhecimento e uma maior consciência do seu papel parental, bem como um incremento significativo ao nível das suas competências parentais e uma melhoria generalizada da relação e comunicação estabelecida com os filhos e as filhas.
Somam-se ainda os efeitos positivos indiretos relacionados com a rede de suporte social que o grupo representa. Algumas das pessoas manifestaram o seu interesse em voltar a frequentar futuras edições do programa que dá sequência ao “Mais Família, Mais Criança”, como seja o “Mais Família, Mais Jovem”, dirigido a pais e a mães de adolescentes.
Destaca-se que esta formação tem por objetivo propiciar a partilha e normalização das dúvidas e dificuldades inerentes ao exercício do papel parental, visando ainda o apoio e reforço das competências dos pais e das mães no desempenho de uma parentalidade positiva e a melhoria das relações entre pais e mães e filhos e filhas.