A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso inaugura, no dia 25 de abril, um novo espaço cultural para a população: a Casa do Livro. Trata-se da reabilitação integral de um edifício contíguo ao Centro Interpretativo Maria da Fonte, no Largo António Lopes, na Vila Povoense, onde, para além de outras dinâmicas, irá funcionar a Biblioteca Municipal.
A intervenção, no âmbito do Programa Operacional Regional NORTE 2020, visa, pela reabilitação integral do edifício, criar um novo espaço cultural para a população, a Casa do Livro, que é um espaço pensado para aproximar o livro do leitor, incentivar à prática da leitura, atrair a comunidade para um espaço de informação e conhecimento e, por fim, desfazer o estigma de que o livro físico já está ultrapassado. Prevista está a edição de um livro infantojuvenil sobre a heroína da Póvoa de Lanhoso, a Maria da Fonte.
Para além de poder beneficiar de um novo espaço onde serão desenvolvidas atividades de incentivo ao hábito de ler, através de oficinas literárias e ciclos de leitura, que apresentam os livros como fonte de lazer e reflexão, a comunidade também irá ter ao dispor novas dinâmicas e oferta de qualidade.
Corrigir as patologias existentes no edifício, que, para além dos problemas intrínsecos que causam no edifício, contribuem, em conjunto, para o impacto visual negativo do mesmo no conjunto urbano onde se insere; incrementar a qualidade da malha urbana da Vila da Póvoa de Lanhoso através da recuperação de um dos imóveis que integra o conjunto edificado classificado como Monumentos de Interesse Municipal; promover a qualificação urbanística do espaço público da Vila, adequando as suas características físicas, materiais e funcionais às exigências atuais em matéria de conforto, de segurança e de mobilidade suave; e estimular dinâmicas de reabilitação do parque edificado privado (principalmente o degradado e abandonado), com vista à preservação e ampliação do uso residencial e à atração de novos residentes, são alguns dos objetivos.
A possibilidade criada com a reprogramação da operação, de dotar o Largo António Lopes com sistemas de som e de iluminação cénica, permitirá trazer para o exterior do edifício, para o jardim, uma panóplia diversificada das atividades que integrarão a agenda da Casa do Livro.
Esta operação tem associado um investimento total elegível de 622.606,96€ e conta com um apoio do FEDER de 523.644,95€, que corresponde a uma taxa de comparticipação de 84,11% do valor do investimento elegível.