A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso formalizou protocolos de parceria com quatro entidades do concelho, no âmbito do Gabinete de Apoio à Parentalidade.
O momento aconteceu no dia 6 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A Vice-Presidente da Câmara Municipal, Fátima Moreira, que tutela a Educação, agradeceu às entidades parceiras a confiança que depositam no trabalho do GAP, ao formalizarem esta parceria e ao reconhecerem neste recurso “a importância do trabalho em rede e das práticas de parentalidade positiva”.
Os acordos de cooperação foram firmados entre o Gabinete de Apoio à Parentalidade do Município e a Associação para o Desenvolvimento Social da Póvoa de Lanhoso - “Em Diálogo”; a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Póvoa de Lanhoso; a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso; e a Unidade de Cuidados à Comunidade do ACES Cávado-Gerês Cabreira – Unidade de Cuidados à Comunidade Coração do Minho. “É objetivo da Câmara Municipal trabalhar estas parcerias de forma coesa. Que não seja apenas um protocolo que se assina, mas que sejam ações que passam para o território, para as instituições e que, a partir daí, também este trabalho seja disseminado”, afirmou a responsável da Autarquia Povoense.
Na mesma oportunidade, foi dada a conhecer com mais pormenor a atividade que o GAP desenvolve, numa lógica de rede, um trabalho que, de acordo com Fátima Moreira, tem vindo a ser reconhecido dentro e fora do concelho, com algumas das suas boas práticas a serem replicadas em outros Municípios. “Estamos a fazer um trabalho que nos orgulha e que vai valorizar e enriquecer as instituições aqui representadas”, considerou.
Houve ainda tempo para a reflexão sobre o que pode ser, no futuro, o GAP, escutando e em articulação com quem está no terreno. Deste modo, no sentido de promover a descentralização das ações, foram recolhidos contributos dos parceiros para o plano de atividades do próximo ano e analisado o possível alargamento das entidades parceiras, com base nas colaborações informais em curso.
No presente, o ação do GAP passa pelo atendimento individualizado de pais, mães e/ou famílias bem como pela dinamização da Formação Parental e de formação a profissionais e pelo desenvolvimento de atividades comemorativas e de sensibilização, tal como o Dia Internacional da Família.