A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apoia a prática do desporto aos mais variados níveis, canalizando para este setor grande parte do investimento municipal.
A atribuição de subsídios definidos através da assinatura de contratos programa contempla todas as associações e coletividades do concelho que têm, no seu dia-a-dia, registo de atividade desportiva ou a organização de atividades que, sem esses apoios, não se realizariam.
Os valores, que ascendem aos 185.000,00€ para o presente ano, dividem-se pelas várias coletividades, que são: o Sport Clube Maria da Fonte, o Grupo Desportivo de Porto D`Ave, o Emilianos Sport Clube, a Associação Gonçalo Sampaio, a Associação Cultural e Desportiva de Serzedelo, a Associação Povoense de Artes Marciais, a FintasFoot Academia, o Clube de Caçadores e o Grupo Desportivo da Goma.
Também com as Associações de Futebol de Braga e de Basquetebol de Braga são estabelecidos protocolos que visam o pagamento de seguros, inscrições nas referidas associações, taxas de jogo e cartões de jogadores.
Os/as 760 atletas apoiados distribuem-se da seguinte forma, consoante a modalidade: futebol - 530 atletas; basquetebol – 120 atletas, triatlo – 45 atletas, pesca – 12 atletas; tiro ao alvo – 21 atletas; artes marciais – 25 atletas e columbofilia – 7 atletas.
Há ainda o relevante valor canalizado para as despesas com a manutenção dos campos de futebol, dos espaços desportivos, como é o caso da energia elétrica, água, limpeza e, com autocarros, entre outras, que ascendem a, aproximadamente, 200.000,00€.
Consciente da importância da prática desportiva para o desenvolvimento das crianças e dos jovens e para a qualidade de vida da população, o executivo municipal continua a atribuir os apoios financeiros e a apoiar os grupos na prossecução das suas atividades, fazendo jus à atribuição, mais uma vez recebida este ano, de “Município Amigo do Desporto”.