No começo de um ano letivo que se adivinha exigente, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, visitou escolas dos dois Agrupamentos do concelho. O momento visou ainda assinalar, de forma simbólica, a entrega dos livros de fichas aos alunos do 1º ciclo, tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos.
“Estas gerações, que representam o nosso futuro, merecem toda a nossa dedicação. A fase que estamos a passar exige de nós uma atenção redobrada, com uma sensibilidade ainda maior para com todas as necessidades extraordinárias que enfrentamos, mantendo sempre as boas práticas que vêm sendo hábito. A oferta dos livros de fichas é uma dessas práticas”, destaca o Presidente da Câmara Municipal, Avelino Silva. Mais uma vez, a Autarquia oferece os livros de fichas (Matemática, Estudo do Meio, Língua Portuguesa e Inglês) a todos os alunos do 1º ciclo.
No terreno, Avelino Silva inteirou-se, junto dos responsáveis dos Agrupamentos, a respeito da forma como estão a decorrer estes primeiros dias de atividade letiva, num ano que ficará marcado pelas restrições impostas para combater a propagação da pandemia de COVID19 e por novas rotinas.
Já o apoio da Autarquia é uma constante e diversificado, passando por assegurar as refeições escolares no âmbito da ação social escolar; as Atividades de Animação e Apoio às Famílias; o transporte de crianças e jovens do ensino público (do pré-escolar ao ensino secundário); o material escolar e/ou tecnologias de apoio aos alunos com Necessidades Educativas Especiais, em articulação com os Agrupamentos; e o regime de Fruta Escolar, no 1º ciclo e pré-escolar, por exemplo.
Para além de todo o apoio prestado aquando do regresso ao contexto escolar, nos meses de junho e julho, o Município assegurou integralmente o fornecimento de álcool gel, equipamentos de proteção individual e de todo o material identificado como sendo essencial por parte dos Agrupamentos para garantir a segurança das crianças bem como do pessoal docente e não docente. Quando se verificou o encerramento das escolas no dia 13 de março, e, com o objetivo de assegurar que nenhuma criança era “deixada para trás”, o município adquiriu material informático para suprir as necessidades identificadas pelos Agrupamentos de Escolas, disponibilizando tablets, computadores e routers de acesso à internet. Para além disto, o Município colaborou ativamente com os Agrupamentos na elaboração dos Planos de Contingência, na definição de percursos e colocação de sinalética específica em todas as escolas do Concelho com vista a potenciar o desfasamento da circulação das crianças nas mesmas bem assim como o necessário distanciamento social. Todo o material necessário a este desiderato foi assegurado pela Câmara Municipal.
Por fim, é de referir que a ação da Autarquia também se estende à melhoria do parque escolar. Durante o mês de agosto, a Escola Básica António Lopes foi objeto de uma intervenção por parte dos serviços de obras municipais para corrigir anomalias detetadas.