A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu mais uma edição do Escape Room, uma iniciativa condicionada pela situação pandémica atual e que decorreu na Praça d’Armas do Castelo de Lanhoso.
Esta atividade integrou o programa das comemorações dos 900 anos do cerco ao Castelo de Lanhoso, que a Autarquia se encontra a assinalar ao longo do mês de julho.
Dar a conhecer o ex libris da Póvoa de Lanhoso - o Castelo de Lanhoso -, bem como o património e a história locais, de uma forma inovadora e desafiadora, são alguns dos objetivos desta iniciativa. As quatro datas apresentadas (9, 10, 16 e 17 de julho) registaram lotação esgotada.
De entre as restrições adotadas, conta-se, por exemplo, a distribuição de 12 grupos por quatro datas, o que representa uma redução do número de grupos participantes; e a separação espacial dos grupos de modo a evitar cruzamentos.
Participaram, nesta edição, 60 pessoas provenientes da Póvoa de Lanhoso, de Braga e de Barcelos, sendo que a maioria já esteve nas outras edições do Escape Room. Em termos de nacionalidades, registo para participantes portugueses, brasileiros e búlgaros.
Esta é uma atividade que ajuda a estreitar relações entre participantes e é uma visita diferente ao Castelo de Lanhoso, enquanto promove a história do monumento através de puzzles, códigos e enigmas.
A utilização da máscara e de álcool gel, tanto nos materiais como nos participantes, são também medidas adotadas nesta edição para fazer face aos riscos de propagação da COVID-19.