O projeto “ Póvoa no Pedal- Programa de Mobilidade Sustentável “, que está a ser desenvolvido no Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso e no Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, através do Programa EducaBicla, abrange 187 alunos e alunas do 6.º ano e irá decorrer ao longo de 27 sessões.
Inseridas no currículo escolar e fazendo uso dos tempos letivos das disciplinas de Educação Física e de Educação para a Cidadania, as sessões são desenvolvidas em várias fases, sendo a primeira teórica, onde são explicados os sinais de trânsito, recomendações de segurança e manobras. Em sessões posteriores, os/as alunos/alunas são divididos em dois grupos e, enquanto uns pedalam, os outros são “polícias”, cuja função é ajudar a perceber o que é que são comportamentos corretos e incorretos. Apesar de haver em todas as turmas crianças que ainda não adquiriram a competência do equilíbrio, é feita a sua integração na atividade começando estas por fazer exercícios específicos. Esta “aula” termina com explicações mecânicas necessárias para remendar um furo. No final, terá lugar ainda outra sessão teórica de avaliação de conhecimentos adquiridos e de certificação, ficando assim os/as “ciclistas” aptos para receber o Cartão de Ciclista Urbano.
O projeto, que foi apresentado em devido tempo, ao Fundo Ambiental, ficou elegível, mas a verba não foi suficiente para abranger todas as candidaturas. Entendendo que este projeto seria uma mais-valia para os estudantes, a Câmara Municipal assumiu a totalidade dos custos da sua implementação.
Consciente que a adoção de modos de vida ativos e hábitos sustentáveis são uma premissa da sociedade atual, a Vice-Presidente e Vereadora da Educação, Fátima Moreira, esteve presente numa destas sessões, na Escola Básica de Taíde, deixando a todos uma palavra de incentivo e apelando para a valorização destas novas aprendizagens que ajudam a formação de ciclistas e de futuros ciclistas urbanos, para que pedalem de forma segura e responsável.