O auditório do Centro Interpretativo Maria da Fonte, equipamento municipal inaugurado em 2015, é o local escolhido para a apresentação do mais recente livro de Amélia Fernandes, a Poetisa de Arosa e uma autora bem conhecida dos/as Povoenses.
O livro “A Menina que sonhava andar a cavalo” (Editora Cidade Berço) é dado a conhecer, na Póvoa de Lanhoso, no dia 16 de novembro, pelas 21h00, numa apresentação a cargo do autor Povoense, José Abílio Coelho.
De lembrar que a autora Maria Amélia Fernandes foi uma das personalidades homenageadas pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso na primeira comemoração do Dia do Concelho, em 2010.
Maria Amélia Fonseca Fernandes nasceu a 10 de fevereiro de 1956 em Arosa, Guimarães. “Ondas de Palavras” é como se designa a sua primeira publicação, em 1985. Há 30 anos, aquando da publicação do seu primeiro livro, “Ondas de palavras”, a Imprensa batizou-a como “Poetisa de Arosa”.
É ainda autora de publicações, como Ventos Perdidos”, “O Canto do vento”, “O Silêncio das Lágrimas”, “Poemas de Amor e Sal”, “No Olhar do Infinito”, “Sinfonia de Saudade”, “O Elefante Bebé”, “Flores Para Ti”, “O Céu, o Infinito e Eu” e “Pétalas do Meu Ser”, para dar alguns exemplos.
Participou em diversas antologias com outros autores. Licenciou-se em Estudos Artísticos e Culturais, na Faculdade de Filosofia, Universidade Católica de Braga. É Membro Honorário, pelo Círculo Literário da Galeria de Arte Pop Cave, de Barcelos. Regista ainda diversas distinções e prémios.