A Comissão Municipal da Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso reuniu, na manhã de hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Presentes estiveram as várias entidades que compõem esta Comissão, designadamente, a Proteção Civil, os Bombeiros Voluntários, o Destacamento Territorial da GNR, a Saúde Local, a Segurança Social, o Hospital de Braga, a Santa Casa da Misericórdia, a Cruz Vermelha, um representante das Juntas de Freguesia, a E-Redes, a Escola Secundária e a EPAVE, tendo sido convidados a Altice e a “Águas de Portugal”.
Nesta reunião ordinária, na qual também esteve presente o Vereador responsável pelo pelouro da Proteção Civil do concelho, Ricardo Alves, foi ao Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, que coube iniciar os trabalhos, não sem antes se dirigir a todos/as os/as presentes e enaltecer o trabalho que a Proteção Civil Municipal tem vindo a desenvolver, sendo também exemplo disso, a II Semana da Proteção Civil Municipal que está a decorrer.
“Sem o trabalho desta equipa, do seu empenho e dedicação não seria possível alcançar os objetivos a que nos propusemos, de criar melhores condições para assegurar mais segurança para o nosso concelho. É um espírito de compromisso entre todas as entidades que já existe e é preciso reforçar e, estarem hoje aqui presentes a grande maioria das entidades que fazem parte desta Comissão, é prova disso”.
Após uma breve intervenção, na qual Ricardo Alves corroborou com as palavras do Presidente da Câmara Municipal, foi a vez de Pedro Dias, Coordenador da Proteção Civil povoense começar a apresentar o ponto de situação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso, ao qual se seguiu uma elencagem da atividade operacional do SMPC no último semestre de 2023.
Esta reunião terminou com a apresentação de toda a atividade alusiva à II Semana da Proteção Civil 2024, programa do qual esta reunião fez parte.