Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

“Conhecer para Acolher” – Equipa do Radar Social promove I Encontro Intercultural
publicado a 29 de outubro de 2024

A equipa do Radar Social da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em colaboração com os Serviços da Ação Social, organizou no passado sábado o I Encontro Intercultural “Conhecer para acolher”. Este encontro foi preparado a pensar integração das famílias migrantes com residência na Póvoa de Lanhoso.

A ação, que decorreu na Escola Secundária, contou com a presença de 10 pessoas, com nacionalidades brasileiras e colombianas e começou com um World Café sobre a temática da imigração. Esta conversa, que foi conduzida pela Vereadora para a Promoção da Igualdade, Fátima Moreira, fluiu no sentido de auscultar estes/as residentes e iniciar o processo de acolhimento.

Foram levantadas várias problemáticas sentidas pelos migrantes presentes e recolhidos dados sobre indicadores chave. As técnicas da equipa do Radar Social usaram ferramentas de trabalho para criar uma relação de proximidade e foram explicando e expondo as respostas municipais existentes para cada situação.

Estas famílias escolheram a Póvoa de Lanhoso, essencialmente, pelas características de segurança e da educação e veem no concelho uma oportunidade de ter a família junta, tendo elogiado o atendimento dos serviços do município, as escolas e a saúde infantil. Por outro lado, salientaram que as maiores dificuldades são o acesso à habitação, a espera morosa para obtenção de documentos e a ocorrência de alguns episódios de discriminação, essencialmente a nível laboral.

Todos/as os/as convidados/as partilharam as suas experiências e vivências pessoais e deram os seus contributos para a formulação de possíveis soluções.

Seguiu-se a apresentação do roteiro com informação de serviços de diferentes áreas, designadamente o Centro Qualifica, o Centro de Saúde, a Segurança Social, o Hospital António Lopes, a Casa do Livro, o Centro Interpretativo Maria da Fonte, o Theatro Club, a Câmara Municipal, a Casa da Botica, o Tribunal da Comarca, os CTT – correios, a Conservatória do Registo Civil, Predial e Comercial e os Serviços de Finanças.

Os/as participantes testemunharam, no final, que a realização deste encontro foi muito positiva e enalteceram-na, na irrefutável certeza de que “dar voz é integrar”. Este é o primeiro encontro de um conjunto de atividades que vão ser realizadas, inseridas no plano de ação do Radar Social.

A iniciativa teve, também, o intuito de assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, cujo tema, este ano, é “acabar com os maus-tratos sociais e institucionais, agir em conjunto em prol de sociedades justas, pacíficas e inclusivas”.