A Vereadora do Pelouro da Promoção da Igualdade, Fátima Moreira, recebeu, nos Paços do Concelho, o grupo de jovens que participou na Human Rights Summer Week, que decorreu na Apúlia, de 3 a 6 de julho. A Vereadora deu-lhes as boas vindas ao mesmo tempo que os aconselhou a “participar sempre nas atividades propostas pois eram preparadas de modo a enriquecer e a preparar melhor o futuro, que eram oportunidades irrepetíveis”. Antes de lhes perguntar do que tinham gostado mais e o que tinham apreciado menos, incentivou-os a “falar e criticar sempre, a manifestar a própria opinião, quer agora, quer no futuro, a participar na cidadania, ativamente”.
O grupo composto por 10 rapazes e 19 raparigas, com idades entre os 10 e os 16 anos, ficou alojado no Centro Social João Paulo II, na Apúlia, acompanhado por monitores/as e técnicos/as do Município, a cargo de quem estava a dinamização das ações para as quais estão devidamente capacitados/as.
Estes dias de animação e descontração, mas também de aquisição de ferramentas relativas à temática dos direitos humanos, revelaram-se poucos para alguns dos jovens que disseram que um dos aspetos menos positivos foi a curta duração deste programa; além de terem horários para se recolherem e acesso reduzido ao telemóvel. Mas o balanço é claramente positivo, pois alguns/algumas jovens referiram que foram dias de grande camaradagem, de convivência e que perceberam a existência de realidades diferentes, nomeadamente porque conheceram refugiados da guerra da Ucrânia que estavam alojados no Centro Social João Paulo II, e puderam ouvir, de viva voz, as experiências traumáticas de quem fugiu da guerra.
A Vereadora Fátima Moreira chegou mesmo, num dos dias, a visitar este grupo de jovens na Apúlia, tendo participado numa das atividades, percecionando assim, in loco, a ambiência de novas aprendizagens e camaradagem deste campo de férias.
Espera-se que estes jovens tenham oportunidade de por em prática os conhecimentos adquiridos e as vivências experienciadas e que estas possam enriquecer as suas vidas, quer num futuro mais próximo, quer na vida adulta.
Esta iniciativa foi promovida pelo Município da Póvoa de Lanhoso, através do SIGO (Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades), e desenvolveu-se em formato de campo de férias, com atividades relacionadas com as temáticas da igualdade e não discriminação, aprofundando a questão dos direitos humanos.
A Human Rights Summer Week, é uma das várias ações do projeto Igualidades e integra-se e é cofinanciada pela CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género), no âmbito do POISE e do Portugal 2020.