A Banda Musical de Calvos encerrou a 1.a edição do Natal na Praça com um concerto cujo tema final foi uma interpretação da marcha de Strauss, de caracter festivo e triunfal, pretendendo deixar a todos uma mensagem positiva e de esperança para o novo ano.
Este evento, no qual estiveram presentes grande um grande número de pessoas, decorreu no passado domingo, dia 8 de Janeiro, marcou o fecho do Natal na Praça 2022 com chave ouro.
Com uma vasta programação, que se estendeu do dia 3 de Dezembro ao dia 8 de Janeiro, o Natal viveu-se com intensidade na Póvoa de Lanhoso, que se vestiu a rigor para, após dois anos, voltar a sentir o espírito tão característico da época mais festiva do ano.
Além das inúmeras iniciativas que decorreram no espaço instalado na Praça Eng.º Armando Rodrigues, também a 21ª edição de Garfe - Aldeia dos Presépios e a 7ª edição da Feira de Natal do Baixo Concelho fizeram parte do cartaz, abrangendo-se e envolvendo-se, assim, a população de todo o concelho.
Estas propostas complementaram-se e enriqueceram as ofertas para toda a comunidade, sem esquecer os nossos emigrantes, tendo sido também um chamariz bastante atrativo para os visitantes que passaram pelo concelho neste período festivo.
O “Natal na Praça” foi uma atividade que, tendo ficado no papel, no ano passado, devido ao agravamento das restrições da pandemia, deu ainda mais satisfação realizar. Na Praça, fim-de-semana após fim-de-semana, num dinamismo peculiar, foram apresentadas peças de teatro e fantoches para os mais pequeninos, houve insufláveis, animação de rua, uma festa para a juventude e outra para os séniores, o Encontro de Coros e "Cantares dos Reis" pelos Ranchos Folclóricos, sempre com a colaboração das diferentes instituições e entidades do concelho, dando-lhes merecido palco. Acrescentamos ainda a realização de sessões de teatro para bebés e a apresentação de um peça de teatro, eventos estes que decorreram no Theatro Club. O habitual sorteio de Natal, a pensar na promoção do comércio local, foi também agilizado.
Mantendo vivas as tradições, a vila da Póvoa de Lanhoso iluminou-se, sem esquecer as medidas de poupança energética, e deixou o espírito de Natal brilhar criando a ambiência tão caraterística desta época, tendo contado na cerimónia de inauguração com a grandiosidade da atuação do Coro da Santa Casa da Misericórdia.
A apresentação deste cartaz tão diversificado contribuiu, certamente, para reavivar memórias e criar novas vivências do espírito natalício na Póvoa de Lanhoso! Brevemente, as iluminações vão ser retiradas e as luzes vão ser desligadas e, no final do ano, no próximo Natal, haverá, com certeza, muito mais!