No mesmo dia em que o tema foi votado na Assembleia da República (29 de maio), a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu mais um encontro entre gerações que proporcionou que seniores e jovens discutissem a Eutanásia.
Esta iniciativa foi promovida através do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género, no âmbito das aulas de Cidadania que o Município dinamiza junto dos/as alunos/as da Universidade Sénior. Para além destes/as, também participaram neste encontro estudantes da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.
Cerca de 10 seniores, alunos da disciplina de Cidadania, e 25 jovens, a frequentar o curso profissional de Saúde, debateram um tema tão na ordem do dia como a Eutanásia. As diferentes opiniões foram defendidas com argumentos distintos por todos/as os/as que participaram, com civismo e respeito mútuos. Jovens e menos jovens falaram à vontade e de forma respeitadora a respeito das convicções individuais, trabalharam em grupo e manifestaram vontade de manter esta dinâmica de encontros.
Esta ação integra-se no projeto “Encontros Intergeracionais”, que pretende juntar jovens e seniores na reflexão sobre assuntos pertinentes e de atualidade; e sobre as vivências individuais, comparando-as, levando a perceber a evolução e as alterações da Sociedade, assim como as mudanças em termos de valores e seu impacto na Humanidade e nas relações sociais e familiares.
Nestes encontros entre gerações são abordadas as principais temáticas da atualidade, em geral; e da Igualdade de Género e de Oportunidades, da Evolução da Sociedade, das Transformações dos Métodos Educativos, das Transformações dos Hábitos de Consumo, do Desenvolvimento Sustentável, da Responsabilidade Social e dos Direitos e Deveres, em particular.
Estes encontros, tal como as “Olimpíadas Intergeracionais”, terão uma programação fixa e regular, passando a incluir alunos/as da EPAVE, para além dos/as seniores e de alunos/as do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso.