Desde o primeiro momento da crise pandémica, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso tem permanecido em contacto com os operadores turísticos locais e tem vindo a desenvolver esforços no sentido de os informar e sensibilizar para a importância da obtenção do selo “Clean & Safe” do Turismo de Portugal.
No concelho da Póvoa de Lanhoso já existem cinco operadores certificados com o selo “Estabelecimento Clean & Safe” e sete estão em processo de conclusão do pedido.
Desta forma, já obtiveram o selo as seguintes entidades: Casa da Alfena (em Travassos), Quinta do Rego (União de Freguesias de Campo e Louredo), Hotel Rural Maria da Fonte (União de Freguesias de Calvos e Frades), Quinta da Lagarta (União de Freguesias de Calvos e Frades) e DiverLanhoso (União de Freguesias de Fontarcada e Oliveira).
Em processo de obtenção deste selo, estão as seguintes unidades: Casa Moinho da Porta (Taíde), Casa do Outeiro (Sobradelo da Goma), Casa Oceane (Sobradelo da Goma), Garfepark Camping (Garfe), Hotel Vila Joaquina (Póvoa de Lanhoso),
Quinta de S. Vicente (Geraz do Minho) e Quinta do Riacho (União de Freguesias de Calvos e Frades).
Este selo identifica as empresas do setor do turismo que cumprem as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o SARS-COV-2 (novo Coranavírus). A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso encontra-se a prestar ainda todo o apoio necessário para que os operadores turísticos locais possam obter o selo.
Esta é uma medida que tem como objetivo contribuir para restabelecer a confiança dos consumidores e apoiar a retoma económica deste sector, de tão grande importância para o país. Este selo é gratuito, tem a validade de um ano e pode ser solicitado online através das plataformas do Turismo de Portugal.
De referir que este selo também já está disponível para o alojamento local e restauração e bebidas.