Cumprindo com rigor as recomendações decretadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) em virtude do surto de COVID-19, e após auscultação de um número alargado de instituições ligadas às áreas da saúde, da segurança, da educação, da proteção civil e das Juntas de Freguesia, a Autarquia da Póvoa de Lanhoso decidiu cancelar todos os eventos organizados e/ou apoiados pelo Município até 31 de março.
Assim, perante a evolução da situação epidémica e em alinhamento com as orientações da DGS relativamente aos eventos de massas, o executivo decidiu cancelar todas as iniciativas das Festas de S. José, nas quais se inclui, para além de outros eventos, o Cortejo Histórico e Etnográfico de S. José 2020.
Atendendo à situação anormal de eventual surto epidémico, apela-se a todos os Munícipes que adotem um comportamento sereno, responsável e solidário.
O Cortejo Histórico e Etnográfico de S. José, eleva as nossas gentes, a nossa cultura e a nossa tradição, sendo já uma marca distintiva das Majestosas Festas Concelhias.
Este ano, o tema é a “História da Humanidade” e conta com o particular envolvimento das freguesias, das suas instituições e associações, que nesse dia exibem com orgulho o trabalho conjunto que fizeram para engrandecer tema do cortejo de S. José deste ano.
Percorrendo as principais artérias da vila da Póvoa de Lanhoso, o Cortejo Histórico e Etnográfico de S. José realiza-se no dia 15 de março, pelas 15h00, saindo à rua 29 quadros que ilustram civilizações, factos e acontecimentos que marcaram a Humanidade.