O Município da Póvoa de Lanhoso volta a marcar presença na FIA, Feira Internacional do Artesanato, com a empresa Oficina do Ouro, de Sobradelo da Goma. Esta é a 34ª edição desta feira, que decorre de 25 de junho a 3 de julho na FIL, em Lisboa e conta com a presença de 500 artesãos provenientes de 31 países.
O Vereador responsável, Ricardo Alves, visitou esta Feira que é uma montra de artesanato de âmbito internacional e congratulou-se com a participação do concelho com esta atividade que tanto e tão bem caracteriza a Póvoa de Lanhoso. Este é um momento importante para dar continuidade ao processo de valorização e promoção da Filigrana, que é um elemento distintivo do concelho e um dos grandes motores da economia local, cujo dinamismo importa fazer renascer e potenciar.
A Oficina do Ouro está presente durante três dias neste certame, integrando o espaço da A. Certifica, que foi o organismo responsável pelo processo de certificação do produto Filigrana de Portugal, um projeto conjunto com o município de Gondomar.
Os artesãos da “Oficina do Ouro”, Arlindo Monteiro e Eulália Rodrigues, pai e filha, mostram ao vivo momentos da execução de várias peças, aplicando as técnicas ancestrais da produção artesanal da Filigrana.
Esta é uma forma de demonstrar que os recursos endógenos podem contribuir para manter vivas as tradições, potenciando a memória coletiva e, simultaneamente, para a sua preservação e transmissão às para as gerações vindouras.
Em exposição está também o pote em filigrana, peça executada e apresentada pela Oficina do Ouro, em 2005, ao qual foi atribuído o prémio da edição da FIA desse ano.