As “Conversas Fora de Jogo” regressaram à Póvoa de Lanhoso, no passado sábado, 11 de março, desta vez tendo como convidada a atleta Filomena Costa. Força de vontade, foco, motivação; trabalho, esforço, sacrifício. Talento só não chega para se ter sucesso, transmitiu a maratonista do ACD Jardim da Serra, que sonha com os Jogos Olímpicos.
A escolha de uma atleta mulher para a edição das “Conversas Fora de Jogo” de março foi deliberada. Isto porque é o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. “Uma mulher ‘corre’ sempre um pouco mais em tudo na vida e também no atletismo”, considerou o Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Ricardo Alves, que conduziu este momento de partilha, nos Paços do Concelho.
Aos 38 anos, a maratonista, que já representou o SC Braga, pretende competir até aos 44, tendo confessado o sonho de estar nos próximos Jogos Olímpicos. A difícil conciliação entre a vida pessoal de Filomena Costa, sendo mãe de duas crianças, a vida profissional de enfermeira e a vida de atleta, com treinos e competições, que exigem “organização e rotina”, foi um dos inúmeros aspetos abordados, com a atleta a considerar que tal só é possível, porque dispõe de um suporte familiar. Não existe, por exemplo, por parte dos clubes, apoios específicos a atletas com filhos/as, revelou.
Fazer das adversidades motivação foi uma das mensagens. Ainda que não o consiga explicar, no caso de Filomena Costa, os primeiros resultados surgiram após ter dado à luz, aos 27 anos, mais cedo do que muitas corredoras. “Ser mãe deu-me outra força”, revelou.
Já no campo da prática de desporto pelas mulheres, a atleta considerou que o panorama tem vindo a mudar, em termos de mentalidades, com reflexo na existência de modalidades que são, cada vez mais, também participadas no feminino. Daí a importância do papel, para além dos clubes, das autarquias e das escolas, através do desporto escolar. A mudança também tem ocorrido no atenuar da discriminação entre atletas homens e atletas mulheres. Filomena Costa é de opinião que as mulheres fizeram-se ouvir e que existe cada vez mais equilíbrio entre prémios por género.
As “Conversas Fora de Jogo” são dinamizadas pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e decorrem em clima informal, que permite uma maior proximidade entre público e convidados/as. No final, Filomena Costa mostrou-se muito satisfeita por ter participado. “É uma iniciativa muito importante, porque partilhamos opiniões, sem constrangimentos, e é muito bom para a valorização das modalidades. Futuramente, penso que é uma iniciativa que deve continuar para haver esta partilha de experiências”, referiu, momentos antes de calçar as sapatilhas para fazer a Corrida de S. José, no âmbito do programa das festividades concelhias.
Eurico Gomes e Carlos Sá também foram convidados em sessões anteriores das “Conversas Fora de Jogo”.