A exposição “Gaspar, Belchior e Baltazar” está patente no galeria do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso até ao próximo dia 25 de janeiro. É a primeira mostra do ano.
A abertura realizou-se no dia 5 de janeiro, tendo contado com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca. Nesta oportunidade, alguns elementos do Rancho Folclórico de Porto d'Ave interpretaram cantigas de reis tradicionais, resultado de um levantamento que efetuaram a propósito dos cantares de reis no passado com o objetivo de os apresentar nesta ocasião.
A exposição “Gaspar, Belchior e Baltazar” reúne instrumentos musicais eruditos e populares utilizados nos cantares de reis na região do Minho interior, que vão da concertina, tambor, ferrinhos ou cavaquinho, ao clarinete, tuba, trombone ou flauta. Estão ainda expostos outros elementos como um traje de inverno, uma lareira à moda antiga, uma mesa de reis com petiscos e doçarias de época.
De referir que esta mostra apresenta elementos cedidos propositadamente por cinco ranchos folclóricos do concelho (Rancho Folclórico de S. Julião de Covelas, Rancho Folclórico de Verim, Rancho Folclórico de Garfe, Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso e Rancho Folclórico de Porto d’Ave), pela Banda Musical de Calvos, pela Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e por particulares. Há ainda peças que são pertença do Município Povoense.
Theatro Club
Largo António Lopes - Póvoa de Lanhoso
Horário de funcionamento
De terça a sexta-feira: 9h00-12h30 / 14h00-17h30