– os temas centrais em debate serão os CLAIM’s, o NLI, os Cuidadores Informais e a Habitação
Para os próximos dias 2, 3 e 4 de Abril estão agendadas as II Jornadas Sociais da Póvoa de Lanhoso, que vão realizar-se no Theatro Club.
Durantes estas II Jornadas pretende-se fazer uma reflexão séria e abrangente acerca de temáticas que ao nível social carecem de maior atenção, designadamente, os/as Migrantes, sendo um fenómeno novo; a mais-valia do Núcleo Local de Inserção na comunidade e os projetos estruturantes como boas práticas, da comunidade e para a comunidade. O último dia está destinado ao tema da Habitação, a importância das cartas municipais de habitação, assim como o programa 1º Direito nos Municípios.
Estas serão as principais áreas de reflexão destas II Jornadas Sociais que contam com a presença dos parceiros sociais e de convidados/as especializados/as nas diversas áreas, para uma reflexão conjunta.
As jornadas iniciam com um webinar, pelas 14h30, acerca dos desafios do Município povoense na Adesão à rede CLAIM, seguido da intervenção da Vice-Presidente do Município e responsável por toda a área social, Fátima Moreira, intitulada “CLAIM: A estratégia e o compromisso da CMPL na integração de pessoas migrantes”.
Relembramos que a Póvoa de Lanhoso inaugurou no passado dia 30 de Janeiro, o 6.º CLAIM do distrito de Braga, “uma resposta há muito esperada e que é um passo importante para o bom acolhimento e integração de todos os/as migrantes que escolhem a Póvoa de Lanhoso para viver”.
Para discutir este assunto, a organização conta com a presença de Cristina Serém, Diretora de Serviços de Política Migratória, do Departamento de Integração de Migrantes da AIMA e de representantes dos CLAIM’s dos Municípios do Fundão e de Matosinhos.
No segundo dia destas jornadas os trabalhos começam com a conferência “A mais-valia do Núcleo Local de Inserção na comunidade”, Susana Viana, Diretora da Unidade de intervenção social, Serviços Centrais do Instituto da Segurança Social.
Isabel Lopes, Coordenadora NLI Vila Verde apresenta o projeto IRIS VIDA e Eliana Oliveira, Coordenadora do NLI Póvoa de Lanhoso apresenta o novo projeto a implementar “Olhar Social”. Estas responsáveis vão partilhar bons exemplos que reforçam a importância deste serviço para toda a comunidade, sob a moderação da Prof.a Dra. Catarina Vieira da Silva da Universidade Católica Portuguesa de Braga, a cargo de quem está a liderança deste painel.
No período da tarde “A importância dos cuidadores informais na comunidade” será o tema a colocar em cima da mesa. “Boas práticas na intervenção com os cuidadores informais” é o tema da intervenção de Hugo Conceição – ISS Braga a quem se seguirá Cátia Silva, do GACI (Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal) povoense com apresentação das principais linhas de orientação para o perfil dos cuidadores Informais da Póvoa de Lanhoso. A moderação desta conversa estará a cargo de Alexandra Constantino, Interlocutora das equipas de acompanhamento do ISS Braga.
O terceiro e último dia será dedicado ao tema “Habitação: 1.º Direito nos Municípios” e contará com a presença de Álvaro Santos, que foi Presidente do Conselho de Administração da PORTO VIVO, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense, entre 2014 e 2017 e é atualmente o Coordenador da Pós-Graduação em Reabilitação do Património Construído na Universidade Fernando Pessoa, irá falar acerca da “importância das Cartas Municipais de Habitação”.
As II Jornadas Sociais organizadas pelos Serviços de Ação Social, através do Núcleo Local de Inserção (NLI) da Póvoa de Lanhoso visam promover uma reflexão que conduza à consciencialização dos vários atores sociais para o desenvolvimento social e para a importância que detêm junto do poder local e da comunidade, bem como à partilha de bons exemplos e de boas práticas.