Dias na Diocese (DND)
Entre os próximos dias 26 e 31 de Julho, irá realizar-se no nosso Arciprestado a iniciativa “Dias Na Diocese”. Trata-se de um encontro de jovens. Este encontro antecede a semana da JMJ (Jornada Mundial da Juventude) e tem como objetivo principal integrar os jovens vindos de todo o mundo, nas comunidades paroquiais das várias dioceses do país. Durante esses dias, os jovens peregrinos e os seus acompanhantes, ficarão a conhecer a região que os acolhe, bem como a Igreja local e as suas especificidades, ficando alojados, à semelhança do que acontecerá na semana da JMJ em Lisboa, em instalações públicas, paroquiais ou em casas de famílias.
A Póvoa de Lanhoso acedeu prontamente a esta iniciativa, sob a tutela e coordenação do COA – Comité Organizador Arciprestal, aqui representado na figura do seu coordenador, o Padre Rafael Poças. Ao longo das últimas semanas, este Comité tem encetado as mais diversas diligências junto das Famílias de Acolhimento, Peregrinos, Diocese, Câmara Municipal e diversas entidades locais (Bombeiros Voluntários, GNR, Escolas, Santa Casa da Misericórdia, Juntas de Freguesia, Associações), de forma a garantir as condições necessárias de alojamento, alimentação, transporte, acompanhamento, integração e segurança de todos os jovens que estarão nestes dias no nosso Arciprestado.
Esta “pré-jornada” que corresponde aos DND, terá lugar de norte a sul de Portugal, incluindo as ilhas. Ao longo desta semana, os jovens provenientes da Polónia, Brasil e Moçambique, num total de 162 peregrinos serão acolhidos, na sua maioria, em casas de família e/ou instalações paroquiais. Além dos momentos de oração, partilha e lazer, os jovens, participarão em iniciativas organizadas pela equipa da JMJ. Os pontos altos são as celebrações (atos centrais) que contam com a presença do Papa, tais como a cerimónia de acolhimento e abertura, a via-sacra, a vigília e, no último dia, a missa de envio.
Para quem ainda não sabe, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. Sendo simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.
Acontece todos os anos a nível diocesano, por altura do Domingo de Ramos e a partir de 2021 no Domingo de Cristo Rei. A cada dois, três ou quatro anos ocorre como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Reúne milhares de jovens para celebrar a fé e a pertença à Igreja.